Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Desperdício Zero?

Seria pura utopia? Como minimizar o desperdício do dia a dia?

Desperdício Zero?

Desperdício Zero é uma filosofia do século 21. Inclui a "reciclagem", mas vai além dela, ao adotar um "sistema completo" para o vasto fluxo de recursos e desperdícios da sociedade humana: maximizando a reciclagem, minimizando o desperdício, reduzindo o consumo ao reforçar que os produtos são feitos para serem reutilizados, reparados ou reciclados de volta para a natureza ou para o mercado.

Essa seria uma visão geral.

No livro "Zero Waste Home", da autora Bea Johnson, é possível entender essa linha de pensamento de uma forma simplificada pelo triangulo dos 5Rs:

Recuse (refuse) – tudo o que pode se transformar em lixo

Reduza (reduce) – todo o excesso

Reutilize (reuse) – tudo o que é possível reutilizar

Recicle (recycle) – tudo o que foi necessário adquirir

Composte (rot) – tudo que for compostável

Detalhe: é preciso obedecer a ordem.

Sei que este estilo de vida pode soar como pura utopia. Afinal, vivemos numa sociedade onde o lucro e o poder daqueles que o geram fala mais alto. Ao mesmo tempo, não podemos mais ignorar o quanto o consumo desenfreado tem afetado nossa casa maior, a Terra.

Por isso decidimos, como família, que vale a pena tentar. Temos uma causa maior diante de nós. Maior que as urgências do hoje, maior que nossa falta de tempo. Muito maior! Além do mais, estamos educando dois seres humanos que, entre tantas coisas, precisam aprender que é mais importante ser do que ter.

"Abençoados são vocês, que se contentam com o que são - nem mais, nem menos. Assim, vocês se verão como os orgulhosos donos de tudo que não pode ser comprado." Bíblia - Mateus 5.5 (A Mensagem)

 

Leia também
Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.