Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Multiuso

Uma receita fácil e simples para limpar muitas coisas...

Multiuso

A área de serviço é o local onde estão estocados alguns dos itens mais tóxicos da casa: os produtos de limpeza. Na verdade isso não faz muito sentido. Como podemos limpar nossa sujeira com algo que é ainda mais “sujo” (pelo menos para a saúde)?

Voltamos ao famoso piloto automático. A indústria enche nossa cabeça com informações sobre germes, bactérias... e inventa milhares de produtos para eliminarmos esses seres indesejáveis da nossa casa. Para isso, usa produtos químicos que não matam apenas os tais seres, nos matam também – aos poucos, claro. A não ser que aconteça algum acidente...

Se você tiver coragem, converse com alguém que trabalha num Hospital (um horror!). O terceiro lugar na lista de produtos mais perigosos para a intoxicação doméstica são os produtos de limpeza.

Nossas avós não usavam um produto para limpar cada cômodo da casa. Os tempos eram outros. Entendo que muitos deles “facilitaram” a vida, mas o preço pode ser alto. Não apenas na carteira. Para o pulmão, pele, olhos, unhas... E, claro, para a natureza.

Uma “boa faxina” hoje em dia é responsável por enviar pelos nossos ralos um tanto de “lixo tóxico”, poluindo rios, infectando animais... literalmente destruindo o planeta! Saiba mais aqui no site do Ministério do Meio Ambiente.

Sendo assim, há pelo menos 2 meses, diminuímos consideravelmente a compra desses produtos. Fui pesquisar novas alternativas para resolver dois problemas: a limpeza da casa e o desejo de não gerar tantos resíduos (além do lixo tóxico, tem as embalagens). Me surpreendi com as inúmeras opções de “receitas caseiras” disponíveis, e ainda mais, ao descobrir que nada disso é novo... É provável que os membros da sua família faziam o uso delas antes de você nascer.

Coloquei a mão na massa. Conversei com nossa ajudante aqui em casa. Perguntei se ela topava limpar a casa com produtos “diferentes”. Ela aceitou numa boa. À medida que os produtos industrializados foram terminando, fazia os testes com os “novos”. Uma ótima experiência.

Segue então a primeira receita do blog: o MULTIUSO. Usamos pra limpar praticamente tudo aqui em casa. Vale a pena tentar.

MISTURE:

1/4 xícara de suco de limão

1/2 xícara de álcool líquido

1/2 xícara de água oxigenada vol. 10

1/2 xícara de vinagre de álcool

10 gostas de óleo essencial orgânico (escolha a essência da sua preferência e pingue quantas gotas achar melhor)

Tomara que você goste!

DICA: Com o passar do tempo usando este produto, tenho preferido não usar o suco do limão, pois ele tende a durar mais tempo e o cheiro não fica tão forte.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.