Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Melado

O diálogo é geralmente uma ótima via quando se deseja gerar menos lixo.

Melado

Não sou nutricionista, e o objetivo deste post não é falar necessariamente sobre as propriedades do melado. Mas, um dos benefícios concretos nesta busca por uma vida com menos lixo tem sido a nossa saúde. Estamos experimentando alimentos diferentes e já podemos sentir uma mudança de paladar aqui em casa.

Sou uma formiga de plantão. Se não vigiar, consumo menos salgado para poder comer mais doce. Não tenho orgulho nenhum em escrever isso, principalmente ao descobrir sobre o poder viciante do açúcar! Somos uma sociedade completamente dependente desta substância. Nos EUA, especialistas a tratam com o mesmo rigor que o tabaco. É realmente assustador.

Sendo assim, permanecemos em busca de novas alternativas para a família. Até ano passado consumíamos o açúcar demerara. Quando terminou decidi comprar somente o mascavo, além do melado que era usado mais no pão ou panquecas – hoje uso em receitas de bolo, cookies, mousse de maracujá (vegano), etc.

O açúcar mascavo compro à granel, lixo zero!

E o melado?

Ah, o melado vinha sempre embalado com plástico. E agora?

Fiquei muito feliz quando encontrei uma boa opção de melado (sempre leia o rótulo!) embalado numa garrafa de vidro, no mercadinho onde compro as frutas e as verduras aqui no bairro.

Não satisfeita com a minha felicidade, achei que era um desperdício jogar aquele vidro bonito na lixeira de reciclados... Então perguntei para o “Seu Zé” (dono do mercadinho, um cara cheio de boa vontade e super prestativo) se ele conhecia o produtor do melado e, se esse produtor tinha interesse em reutilizar o vidro... PRONTO!

Agora consumimos nosso querido melado com a consciência mais leve. É só levar o vidro de volta para o Mercado do Seu Zé que, ele devolve para o produtor que, o recebe com alegria!

Vale a pena repensar, questionar hábitos e dialogar.

Termino com uma breve descrição deste alimento nutritivo que traz tantos benefícios à saúde e deve ser consumido com moderação.

Melado é a forma líquida extraída direto da cana de açúcar. Diferente do açúcar branco, ele conserva todos os nutrientes da cana como cálcio, ferro, cobre, potássio, fósforo, zinco.

Por uma casa sem lixo.

Leia também
Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.