Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Granola Nossa de Cada Dia

Esta é a receita da melhor granola do mundo... Sério!

Granola Nossa de Cada Dia

Atendendo aos pedidos resolvi compartilhar, também aqui, algumas das receitinhas culinárias que fazem sucesso na nossa casa.

Não sou nutricionista, muito menos grande cozinheira, mas por conta das minhas intolerâncias alimentares (e da questão ambiental), nos últimos anos tenho aprendido a experimentar coisas novas e testar receitas diferentes.

O fato de assumir meu “relacionamento sério” com o vegetarianismo também tem me impulsionado a arriscar mais na cozinha. Confesso que existem dias de puro prazer e outros onde o desastre é total!

Sim, cozinhar é uma arte que exige coragem. Assistir documentários, vídeos, trocar ideia com outras pessoas, além da aquisição de livros de culinária, tem me ajudado bastante.

Segue então a receita da granola, que na verdade não é minha (importante destacar), peguei no livro da Bela Gil (que eu amooo), Bela Cozinha 2, e dei umas pitadas pessoais. Assim como você pode dar as suas, tirando ou acrescentando ingredientes que lhe agradam.

INGREDIENTES:

4 xícaras de aveia (flocos grandes)

1 xícara de melado

½ xícara de óleo de coco

½ xícara de sementes de girassol

½ xícara de sementes de abóbora (sem casca)

½ xícara de coco seco ralado

½ xícara de castanhas (nozes, castanha-de-caju, castanha-do-pará)

2 colheres de sopa de goji berry

2 colheres de sopa de uva passa

MODO DE PREPARO:

  1. Misture a aveia, o melado e o óleo de coco numa tigela e passe para uma assadeira.
  2. Leve ao forno por 20 minutos (180⁰).
  3. Adicione as sementes, coco e castanhas, misture bem e coloque de volta ao forno por mais 10 minutos.
  4. Retire do forno e deixe esfriar antes de acrescentar o gogi berry e a uva passa.

DICAS:

  • Assim que esfriar a granola ficará bem crocante. No processo de “esfriamento” vale a pena dar uma mexida de vez em quando para que a granola não grude na assadeira.
  • Se quiser deixar a granola mais nutritiva, troque uma das xícaras de aveia por 1/2 xícara de quinoa em flocos + 1/2 xícara de amaranto em flocos. Fica deliciosa igual!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Compro todos os ingredientes dessa receita à granel – fora o melado que vem num recipiente de vidro retornável (tem post sobre ele no Blog). Receitinha zero plástico!

Esta receita rende mais ou menos 500 gramas de granola.

OUTRAS DICAS:

Se você gosta de cozinha “do bem”, ou “alternativa”, vale a pena conhecer as receitas da Bela Gil, Tati Lund, Anna Elisa de Castro, Alana Rox, Astrid Pfeiffer, etc... Tem muita gente boa, fazendo delícias sustentáveis!

Sobre vegetarianismo, indico a leitura dos livros do Dr. Eric Slywitch. Além das suas experiências pessoais e clínicas, esse médico nutrólogo traz dados chocantes de pesquisas sérias que podem ser bem esclarecedoras.

Agora, mãos na massa!

Leia também
Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.