Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Parceria

Eu era cliente. Perguntei se podia. Ela disse sim... E foi além! Sobre criar pontes e ir mais longe...

Parceria

Certa vez li que uma das formas de nos tornarmos consumidores mais sustentáveis é dando preferência ao comércio local. Quanto mais o seu bairro se desenvolve, maiores são as chances de você resolver sua vida por ali...

Contribuímos com o trânsito, deixando nossos carros na garagem: melhorando a qualidade sonora e do ar. Movimentamos o corpo: a saúde agradece. Socializamos com os vizinhos, etc... Muitos são os benefícios!

Há mais de 3 anos conheci a Cláudia, que abriu uma loja de produtos naturais no nosso bairro. Fiquei tão feliz quando vi a loja que ao fazer minha primeira compra, me lembro de ter dito o quanto torcia pelo seu sucesso ali. Virei cliente!

O tempo passou e ao conhecer os princípios do Zero Waste Life (Vida Sem Desperdício) não contei tempo. Numa das visitas à “Cia da Saúde” bati um papo com a Cláudia sobre a possibilidade de fazer as compras com meus próprios potinhos. Me surpreendi com a abertura e incentivo que recebi.

Na visita seguinte lá estava eu iniciando uma nova jornada, um jeito diferente de consumir. Era novo pra mim e novo pra ela. As vezes as funcionárias não sabiam muito bem como lidar com aquilo, sujamos a balança... perdi as contas de quantas vezes esquecemos de pesar o potinho antes de colocar o produto (aí tinha que começar tudo de novo...).

Sem contar os olhares esquisitos dos outros clientes e as vezes a fila que se forma (porque sim, acaba demorando um pouco mais do que colocar o produto no habitual saquinho plástico). Mas a Cláudia tirou de letra! Tenho certeza de que a forma como fui recepcionada e motivada fez TODA a diferença para mim.

Como se não bastasse, um belo domingo de março me deparo com um post no Instagram dela. Na imagem havia alguns potinhos de vidro com o seguinte texto: “Abraçando a ideia da @casasemlixo, agora na Cia da Saúde do Estreito você pode levar os produtos nos vidros, mais amor ao planeta, menos lixo. Venha fazer a diferença doando ou usando nossos vidros.” (veja o perfil @ciadasaudeestreito).

Por iniciativa própria ela começou a juntar vários potinhos da sua casa e dos vizinhos do prédio e iniciou a campanha dos potinhos. Qualquer um pode doar potinhos de vidro ou simplesmente, sem pagar nada a mais por isso, usar os potinhos que ficam à disposição dos clientes na loja. Fantástico!

Não preciso descrever minha alegria, quase euforia (quem me conhece sabe...)! Algo muito concreto estava começando de fato a acontecer.

Três meses depois de tomarmos a decisão de produzir menos lixo: RECUSANDO, REDUZINDO, REUTILIZANDO, RECICLANDO e COMPOSTANDO, podia ver uma ponte se solidificando.

A parceria não parou por aí... Tem coisas novas acontecendo! De uma forma tão natural surgiu o desejo de criar uma Ecobag (sacola reutilizável) e saquinhos de algodão como outras alternativas para um consumo mais sustentável (ainda estamos testando e avaliando as possibilidades).

Com o incentivo dessa querida amiga de bairro comecei a sonhar e a perceber como é possível realmente ser boa influência para as pessoas a nossa volta, e que nem sempre é possível medir o potencial de atitudes tão pequenas.

Leia também
Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.