Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Desodorantes Caseiros

Suar faz parte de quem somos como seres humanos. Suamos! Aqui receitinhas amigas do seu corpo.

Desodorantes Caseiros

Não sei se você já parou para pensar sobre o seu desodorante ou antitranspirante. Na verdade, penso que a linha de raciocínio deva iniciar um pouco antes, mais precisamente na razão pelo qual usamos estes tipos de produtos higiênicos.

Nosso organismo produz sudorese, ou seja, um fenômeno fisiológico necessário para controlar a temperatura do corpo, assim como excretar certas substâncias. Com a variação na temperatura, interna ou externa, isso pode acontecer em maior ou menor quantidade...

Sim, nós suamos, e em geral o cheiro não é bom. Porque apesar de não possuir odor nenhum, o suor é exposto à ação de bactérias e fungos também presentes em nosso organismo, especialmente em regiões úmidas e com pouca luminosidade (axilas!).

Ninguém quer cheirar mal, certo? Prefiro crer que sim (risos). Logo, pessoas muito inteligentes e bem intencionadas (também prefiro crer que sim!) criaram o desodorante, assim como o antitranspirante. Se quiser saber mais sobre a diferença entre eles, clique aqui.

Particularmente, acho assustador o poder dos antitranspirantes! Como se não fosse nada, eles simplesmente pretendem alterar a forma como o corpo humano funciona, e PRECISA funcionar.

De que forma isso é possível? Por meio de uma combinação de componentes químicos como TRICLOSAN, PROPRILENO GLICOL, PARABENOS, AMIANTO, ALUMÍNIO e “FRAGÂNCIAS”. Todos com fortes indícios de responsabilidade no aumento de doenças como câncer, Parkinson, Alzheimer, entre outras (dá uma pesquisada, vale a pena). DETALHE: Eles estão presentes em diversos produtos de higiene!

Sem parar para refletir sobre o assunto, a gente paga pra usar essa química toda. E vamos além... Queremos o MAIS EFICIENTE do mercado, ou seja, aquele que nos deixa sequinhos e cheirosinhos por mais tempo! Mesmo que isso signifique que você não vai suar por dias (sim, no inverno, por exemplo, é possível passar dias sem suar!). Chocante não?!

Isso não pode ser NORMAL. Somos seres humanos e se quisermos ser saudáveis precisamos conviver da melhor forma possível com nosso corpo e seus “fenômenos”. Sei que você pode não concordar com isso, e te respeito, MAS eu decidi parar de aceitar qualquer coisa pronta e que me venha quase que de forma imposta.

Assim sendo, há alguns meses passamos a experimentar novas alternativas. Vou compartilhar aqui duas receitas de desodorantes caseiros, os preferidos da casa e, que estão funcionando super bem!

DESODORANTE 1

É líquido e conhecido pelos mais antigos. Sua base é o Leite de Magnésia. O preferido do maridão.

INGREDIENTES:

LEITE DE MAGNÉSIA

ÓLEO ESSENCIAL (opcional)

ÁGUA

MODO DE FAZER:

- Você vai precisar de um recipiente com uma válvula do tipo SPRAY.

- Preencha 70% do recipiente com o leite de magnésia.

- Acrescente 5 a 10 gotas de óleo essencial (por aqui usamos 3 gotas de Tea Tree e  6 gotas de Hortelã Pimenta), feche e mexa bem.

- Complete com água, mexa mais um pouco e... Pronto!

Essa receita não é minha, aprendi com a linda da Bela Gil, confira aqui. Sei que algumas pessoas usam o Leite de Magnésia puro. Você pode testar e escolher o que fica melhor para você.

CONFIRA O VÍDEO AQUI!

DESODORANTE 2

É um creminho. Aprendi esta receita com uma das “musas” do Zero Waste, Lauren Singer, criadora do blog Trash is for Tossers, você pode conferir o vídeo dela aqui. Este é o meu desodorante favorito!

INGREDIENTES:

2 Colheres de Sopa de ARARUTA

1 Colher de Sopa de BICARBONATO DE SÓDIO

1 Colher de Sopa de ÓLEO DE COCO

2 Colher de Sopa de MANTEIGA DE KARITÉ

5 a 10 gotas de ÓLEO ESSENCIAL (opcional)

MODO DE FAZER:

- Você vai precisar de um potinho de vidro pequeno, com tampa, para colocar o desodorante. Antes de começar a preparar a receita gosto de esteriliza-lo com  álcool e deixar secando.

- Coloque os 4 primeiros ingredientes em uma tigela de vidro resistente ao calor e aqueça em “banho maria”, mexendo sempre até que todos os ingredientes se dissolvam formando uma loção.

- Apague o fogo e acrescente o “cheirinho”, ou seja, o óleo essencial de sua preferência. Eu gosto de colocar 3 gotas de Tea Tree + 7 gotas de Litsea Cubeba (amo!). Mexa mais um pouquinho e coloque no potinho.

- Para adiantar o processo, coloque na geladeira por 1 hora e... PRONTO!

CONFIRA O VÍDEO AQUI!

SOBRE A COMPRA DOS INGREDIENTES:

Alguns ingredientes são mais complicados de encontrar em determinadas cidades e regiões.

*LEITE DE MAGNÉSIA – Bem fácil de encontrar nas farmácias e drograrias.

*ARARUTA – Não encontro em qualquer supermercado. Tive que pesquisar. Mas cada região é de um jeito. Infelizmente ainda não sei onde comprar à granel.

*BICARBONATO DE SÓDIO – Compro à granel.

*ÓLEO DE COCO – Está disponível em muitos lugares.

*MANTEIGA DE KARITÉ – Visitei algumas farmácias de manipulação da região e fiz muita pesquisa na internet. Vale a pena comprar pela internet.

*ÓLEOS ESSENCIAIS – Bem tranquilo de encontrar - temos aqui na nossa loja.

Vale lembrar que nenhuma dessas receitas é de antitranspirante, mas foram super aprovadas na nossa Casa Sem Lixo! Espero que você consiga fazer e aprovar pelo menos uma delas! Não apenas o planeta, mas o seu corpo agradece...

Neste vídeo falo sobre algumas opções de desodorante.  VEJA AQUI!

Mais desodorantes
Ver todos
Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.