Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Hábitos

Os hábitos fazem parte da vida. Cerca de 40% de nossa rotina é feita de hábitos.

Hábitos

Estou aqui pensando alto e resolvi trazer para cá alguns desses pensamentos sobre os nossos hábitos.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, hábito significa: mania; ação que se repete com frequência e regularidade; comportamento que alguém aprende e repete frequentemente.

Quando o assunto é a nossa casa, estamos cientes de que estamos falando dos mais diversos hábitos. Não é à toa que um dos “Rs” do movimento Desperdício Zero é “REPENSAR”, que por sua vez, significa: reconsiderar; pensar repetitivamente; pensar com insistência e novamente.

Os hábitos fazem parte da vida. Cerca de 40% de nossa rotina é feita de hábitos. É como se estivéssemos no piloto automático por mais de nove horas do dia, é o que diz esta reportagem da Revista Época.

A boa notícia é que tratam-se de decisões conscientes, que podem ser mudadas, por mais arraigadas que estejam. Pensar em uma Casa Sem Lixo nos dias de hoje é pensar em mudança de hábitos.

De acordo com Charles Duhigg, autor do livro “O poder do hábito”, a melhor forma de mudar um hábito, é substituí-lo por outro. Mudar não é simples. Exige esforço, estratégia e persistência, mas é possível.

Repense e faça um auto-diagnóstico:

Quais hábitos são os seus hábitos que não respeitam a natureza, ou que de certa forma não combinam com um estilo de vida sustentável? Porque insisto em repeti-los? Faz sentido manter esse comportamento? O que preciso fazer para mudá-lo e adquirir outro? Por onde começar...

Muitas vezes conhecemos pessoas incríveis que tanto nos inspiram, mas o estilo de vida delas está tão distantes de nós! E aí temos pelo menos duas opções:

  1. Nem começo. Isso não é para mim, é muito difícil. Então prosseguimos nossa caminhada exatamente como sempre... A famosa "Síndrome da Gabriela"... "Eu nasci assim, eu vivi assim..."
  2. Começo. Dou o primeiro. Em seguida o segundo... E assim por diante.

Foi assim que a Casa Sem Lixo nasceu... Me lembro que a primeira coisa "diferente" que fiz, ou seja, que saiu da minha rotina comum, do "habitual", foi o Sabão Pó caseiro, receitinha do blog Um Ano Sem Lixo, da Cristal Muniz.

Hoje em dia nem usamos mais este sabão, preferimos o Líquido. Na mesma época comecei a me incomodar com o tanto de plástico que entrava em nossa casa. Fui pensando em alternativas. Pouco a pouco, trocando as tradicionais compras no supermercado por produtos à granel em outros estabelecimentos.

E assim foi... Um passo de cada vez. Isso foi afetando todas as áreas da nossa casa, da nossa vida. Escolhas pequenas e grandes.

Ainda temos uma longa caminhada pela frente. Desafios diários. Manias, comportamentos recorrentes que insistem em permanecer... Mas vamu que vamu!

O primeiro passo para a mudança de hábitos é: MUDE UM POR VEZ. Comece devagar... A partir dos desafios mais simples para você. Assimile antes de partir para a próxima mudança.

Topa começar?

Leia também
Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.