Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Desafio Natal Sem Lixo

O verdadeiro desafio é retomar o sentido desta Celebração. O foco são as pessoas, não as coisas...

 Desafio Natal Sem Lixo

Uma vez que o assunto aqui é LIXO e o objetivo, gerar menos lixo, estamos diante de um GRANDE desafio: o Natal.

Ele ainda nem chegou e eu já posso ver aquela montanha de embalagens espalhadas pelo chão da sala. Sinto o peso do estômago, assim como da minha consciência, diante dos exageros experimentados à mesa...

Também consigo ver claramente como temos nos distanciado do verdadeiro sentido do Natal. Mesmo que você não seja cristão, creio que possa ao menos notar comigo o tanto que, de um lado, temos nos distanciado das pessoas, e do outro, freneticamente desejado muito mais as coisas.

Poderia escrever muito mais sobre isso, mas prefiro partir para a parte prática. Eu sou assim.

Para nos ajudar neste período de festas, a fim de que possamos tirar o melhor proveito dele, seguem 6 dicas para que nossas casas produzam menos lixo e tenham mais energia para compartilhar, provar, experimentar de um tempo especial juntos.

  1. Decoração. Não compre nada novo. Recicle, crie enfeites com o que você tem. Lembre-se que a decoração fica guardada durante praticamente 11 meses no ano. Questione-se: Quero mesmo investir dinheiro e espaço com tanta coisa que será usada por tão pouco tempo? Leia os rótulos. Se fizer muita questão de comprar algo, verifique a origem e priorize produtos feitos por produtores locais, com recursos sustentáveis.
  2. Não compre roupas novas, use as que você tem. Quem foi que disse que você precisa usar uma roupa nova em cada Natal, ou festa? Nós sabemos muito bem: aqueles que lucram em cima dessas mentiras. Tenho certeza que você tem algo bem legal, dentro do seu guarda-roupas, que possa tranquilamente ser reutilizado. Você não será menos do que ninguém por isso – pelo contrário!
  3. Faça você mesmo os presentes, personalize, reutilize. Coloque a cabeça pra pensar e as mãos na massa. Vai ser muito legal! Na pior das hipóteses, recorra a um sebo, brechó, ou produtor local artesanal. Ah! Um bom cartão, criado e escrito com suas palavras poderão ter um valor incalculável... Expresse seu amor descrevendo sobre o valor que aquela pessoa querida tem para você, ela vai AMAR saber disso.
  4. Não use, compre ou dê embalagens plásticas para ninguém, repense. Não basta não trazer plástico para dentro da sua casa! Se você não quer mais lixo na sua casa, não envie este tipo de lixo para mais ninguém! Certo?
  5. A Ceia pode ser mais sustentável. Faça você ou encomende com pessoas que tenham essa preocupação! Quem disse que todo Natal tem que ser igual? Crie um cardápio alternativo, saboroso igual, porém mais saudável para todos, você, sua família, amigos e o planeta.
  6. Abra sua casa para pessoas que não tem com quem estar nestes dias, inclua. Convide para mesa (para a festa) alguém que está de passagem na cidade, longe da família, de seu país, ou passando por um momento difícil. Seu Natal será muito mais especial. Acredite.

A medida que mudamos nossos hábitos, enviamos uma poderosa mensagem para as pessoas, para a indústria que, mais cedo ou mais tarde, terá de repensar seus produtos... Para o próprio universo. Sim, nós podemos mudar o rumo insano do planeta e, não tem época mais propícia para se pensar nisso.

Feliz Natal!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.