Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Manteiga Hidratante - Body Butter

Uma das vantagens dos produtos caseiros, além da economia, é saber exatamente o que você está colocando no seu corpo...

Manteiga Hidratante - Body Butter

Como já escrevi antes, a Casa Sem Lixo abriu um delicioso mundo de possibilidades. Sempre fui vaidosa (confesso que muito mais do que hoje!) e me interessei por maquiagem e cosméticos de uma forma geral.

Ainda me lembro de acompanhar meu pai no supermercado e, enquanto ele comprava tudo sozinho eu ficava em um só corredor... Qual será? Aquele dos shampoos, cremes, esmaltes, etc.

Graças a Deus, hoje entendo quão nocivos eles podem ser à nossa saúde e à saúde do planeta. Desde então, tem sido um prazer pesquisar e testar receitas naturais, produtos orgânicos.

Uma das vantagens dos produtos caseiros, além da economia, é saber exatamente o que você está colocando no seu corpo. Segue então mais uma receita simples e deliciosa, um hidratante corporal vegano usado na pele de todos os membros da família.

Existem pelo menos duas maneiras de fazê-la. A primeira é basicamente como faço a Manteiga de Cera de Abelha, leia mais AQUI.

A segunda é mais “rústica”, sem aquecer os ingredientes, quase como fazer uma receita de bolo. Aprendi a fazer deste modo no canal do Youtube da Taty Alencar (confira aqui).

INGREDIENTES:

2 PARTES MANTEIGA KARITÉ

1 PARTE ÓLEO DE COCO

1 PARTE ÓLEO DE AMÊNDOAS

ÓLEO ESSENCIAL

MODO DE FAZER:

  1. Em uma tigela, coloque MANTEIGA + ÓLEO DE COCO + ÓLEO DE AMÊNDOAS e misture bem com auxilio de um fuê até fazer pequenas bolhas (textura aerada).
  2. Levar ao congelador por 5 minutos (indico o uso de um despertador!).
  3. Em seguida, “quebre” a “crosta” na parte de cima da receita e misture muito bem mais uma vez, até ficar com uma textura cremosa.
  4. Se achar melhor, leve novamente ao congelador, repetindo quantas vezes achar necessário, ou até conseguir a textura desejada.
  5. Acrescente o óleo essencial da sua preferência, mexa mais um pouco e armazene num potinho (#reutilize)

DICAS:

- Em regiões com clima mais quente sugiro o uso de manteigas mais consistentes para não ficar tão líquida. Por exemplo: 1 parte de Manteiga de Karité + 1 parte de Manteiga de Cacau.

- Outras manteigas que podem ser usadas também são: Manteiga de Abacate e Manteiga de Manga (deliciosas).

- Se quiser “facilitar” a vida, faça uma quantidade maior e congele, sempre atento às validades dos ingredientes.

- Sobre validade, atenção à textura, aparência e odor. Caso haja alteração vale a pena descontinuar o uso.

- Marcas legais para aquisição de óleos e manteigas: Harmonie Aromaterapia, Lazlo, Terra Flor, DoTerra.

Espero que você goste!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.