Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Kit Lixo Zero

Kit Lixo Zero

Sabe aquele kit de primeiros socorros que nos ajudam em momentos inesperados? É mais ou menos assim que funciona o Kit Lixo Zero, a ideia é nos socorrer quando não há “para onde correr”.

Incluo em “nos socorrer” todas as pessoas que desejam “se” socorrer, à medida que cuidam melhor do planeta que luta por condições mais favoráveis de sobrevivência.

Quando me disponho a recusar os itens de uso único, famosos descartáveis, penso que esta disposição tem a ver com evitar que recursos tão “caros” e preciosos sejam utilizados com tanto “desrespeito”. Por exemplo o petróleo, matéria-prima que leva milhares de anos para ser produzida e uma fortuna para ser extraído...

Usamos esta "joia preciosa", entre outras coisas, para confecção de tantos objetos que nos servem, muitas vezes, por menos de 5 minutos. Em seguida são descartados e raramente reciclados. No caso do Brasil, vão parar muitas vezes nos lixões ou aterros sanitários... um desrespeito, certo?! Não há como perpetuar esse comportamento por muito tempo, simplesmente porque existe um limite. É muita irresponsabilidade fecharmos os olhos para isso.

CRIANDO UM NOVO HÁBITO

Ao mesmo tempo, não é tão complicado assim mudar alguns hábitos, uma vez que tomamos consciência da situação, basta querer. Desde que isso aconteceu em nossa casa, posso afirmar que já passamos muita sede... de verdade!

Perdi as contas de quantas vezes desejei um copo d’água, mas, diante de opções embaladas ou servidas em copos descartáveis, simplesmente recusei e prossigo recusando. Na maioria delas, em menos de 40 minutos chegaria em casa, ou num local com acesso a água sem produção de lixo algum. Não morri, nem nunca passei mal. Apenas agi com consciência e responsabilidade.

Pra evitar este tipo de situação passamos a carregar na bolsa ou mochila nossos “kits lixo zero”. Cada um tem o seu. Mas o que seria isso?

MONTE O SEU KIT

É muito simples, são itens que você já deve ter na sua casa (não precisa gastar dinheiro com nada novo).

1 COPO – gosto do modelo da Menos 1 Lixo por ser retrátil e com tampa. Acabo usando para muitas coisas, como para tomar sorvete ou açaí sem produzir lixo!

1 GARRAFINHA D'ÁGUA – a minha é térmica. No verão tem sempre água e no inverno geralmente coloco chazinho quente! Vale a pena o investimento.

TALHERES – tenho de bambu e de plástico reutilizável. São menores e bem levinhos, ideais para viagens.

HASHI – amamos comer sushi e ele nos ajuda a recusar os hashis descartáveis. Tenho os meus de bambu.

CANUDOS DE INOX (com escovinha) – é o item que as crianças mais gostam! Confesso que uso pouco mas podem socorrer quando tomamos drinks ou bebidas mais pastosas. 

GUARDANAPO DE PANO – eu mesma costurei os nossos, você pode reaproveitar o tecido de um lençol velho.

ECOBAG – carrego sempre uma menor dentro da bolsa. Ela salva vidas!

Guardo a maioria dos itens enroladinhos num tecido enroladinho, ou saquinho de algodão, ou qualquer case maleável. 

A ideia é reutilizar sempre... mais e mais e mais... evitando desperdícios.

E agora? Animada para montar o seu?

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.