Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Super Quadra Lixo Zero

Brasília tem a primeira Quadra Lixo Zero do Brasil... Pura inspiração!

Super Quadra Lixo Zero

E se eu afirmasse assim: "É possível que uma comunidade de mais ou menos 1300 pessoas seja Lixo Zero"? Você acreditaria?

Bom, pra começar vamos explicar novamente o que o termo Lixo Zero significa: A “meta” Lixo Zero é alcançada quando são desviados de Aterros Sanitários, ou Lixões, pelo menos 90% dos resíduos. E foi exatamente isso que aconteceu em uma das quadras de Brasília.

No inicio do ano passado a “liderança” da Super Quadra 113 Asa Sul, juntamente com muitas outras pessoas, esteve em um evento organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, na capital brasileira, onde tomou consciência de que sua cidade abrigava até poquíssimo tempo o maior Lixão da América Latina e o segundo maior do mundo! Após 60 anos de funcionamento, o Lixão da Estrutural, localizado há 20 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, foi desativado em janeiro de 2018. Leia mais AQUI.

Foram nove meses desafiadores, batendo de porta em porta, fazendo pesquisa, buscando informações... Reuniões, erros, acertos, ajustes, visitando a cooperativa e conhecendo a dura realidade dos catadores, firmando parcerias com empresas que trabalham com os resíduos coletados... Ufa! Não foi fácil! Mas com certeza valeu muito a pena.

Impactados com tal notícia... Sim, eles não faziam ideia desta realidade, assim como muitos moradores de Brasília; retornaram para suas atividades diferentes, encorajados a fazer alguma coisa pra mudar a história da sua cidade.

Como afirmou Rachel Andrade, prefeita da quadra, com quem tive o privilégio de conversar: ''A nossa alegria foi saber que, depois que a coleta começou a funcionar corretamente aqui, a cooperativa contratou mais três pessoas, por conta do lucro de 30% gerado pela qualidade dos nossos resíduos.''

Uau! Olha o impacto que isso tem! Ambiental, social... Que coisa linda gente! Pessoas reais fazendo a diferença de forma concreta, palpável para o bem de todos nós.

Até dezembro de 2018, a SQS 113 desviava mensalmente 5 toneladas de resíduos orgânicos compostáveis, 3.2 toneladas de vidro e mais 2.5 toneladas de papel, plásticos, papelão, isopor, alumínio e madeira. Neste mesmo mês, a Super Quadra 113 Asa Sul recebeu o Prêmio Atitude Cidadã no evento Cidades Lixo Zero – avanços rumo a destinos sustentáveis, por desviar mensalmente 95% dos seus resíduos do aterro sanitário! Leia mais AQUI.

E fique ligado em nossas redes sociais. Em breve sai no canal do Youtube uma entrevista com esse pessoal lindo, a quem admiro e que tem tanto a nos inspirar! Não perca.

 

Super Quadra 113 Asa Sul - Brasília/DF

 

Confira o vídeo da nossa visita na Quadra Lixo Zero AQUI!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.