Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

5 Coisas que Não Podem Faltar numa Casa Sem Lixo

Uma Casa Sem Lixo é uma casa essencialista e, certamente, uma casa funcional...

5 Coisas que Não Podem Faltar numa Casa Sem Lixo

Acredito que uma Casa Sem Lixo é uma casa com poucas coisas, talvez minimalista (um dos termos do momento), poderia dizer também “essencialista”, mas com certeza é uma casa funcional. As coisas que escolhemos ter significam bastante para nós e tem mais de uma função, por isso fazem parte do nosso cotidiano.

Segue então a primeira lista de 5 Coisas que Não Podem Faltar na nossa Casa Sem Lixo. Vou descrevê-las em ordem alfabética, por que de verdade, nenhuma é mais importante que a outra, e todas são muito importantes ao mesmo tempo!

1. BUCHA VEGETAL

A bucha vegetal é muito conhecida, e normalmente usada no banheiro para lavar o corpo. Este é de fato uma das formas que usamos este vegetal que veio da terra e se compostável, para ela voltará! Mas pode ser usada também na pia da cozinha para lavar a louça, como já falamos AQUI, e também para limpar a casa e esfregar algo durante a faxina! Que tal?

ONDE? Cozinha + Banheiro + Área de serviço

2. GUARDANAPO DE TECIDO

Verdadeiros multiusos os guardanapos de tecido podem ser feitos de tamanhos diferentes para nos servirem de várias formas. Além de deixarem uma mesa muito mais charmosa e sustentável, podendo serem lavados e usados por muitos anos, faço questão de sempre ter pelo menos 1 na bolsa. No caso das mamães, como eu, de crianças pequenas, o ideal mesmo é ter sempre uns 3 (ou mais!), por que com certeza serão muito úteis (substituindo os tentadores, malditos e poluentes lenços umedecidos – sim, já fui viciada neles, alguém se identifica?). Limpa mão, limpa boca, limpa o corpo inteiro e até uma bancada quando acidentes acontecem, né?!

Estes queridinhos também podem ser usados para enrolar lanchinhos (sanduíches, frutas, biscoitinhos, etc.), para embalar um presente fofo e, por que não, para prender o cabelo (nunca se sabe o que nos espera!).

Você já ouviu falar no Furoshiki, uma tradição japonesa também conhecida por KnotWrap que permite que um pedaço de tecido vá de lenço pra cabeça até bolsa!

Importante: Vale lembrar que para fazê-los é possível reutilizar lençóis velhos, camisetas e roupas que não terão outra função. REUTILIZE sempre!

ONDE? Mesa + Bolsa + Snacks + Embalagem + Acessório

3. ÓLEO DE COCO

Esse pode ser um pouco polêmico, afinal nem todo mundo gosta do sabor ou do cheiro, por aqui amamos! Já vi no mercado opções “sem gosto”, porém muita atenção! Como é que se tira o sabor e o cheiro do óleo de coco? Não gostei muito da ideia. Se você ligar para o SAC das fábricas eles se esquivam de responder, portanto, permanecemos com as opções o mais naturais possíveis.

Na cozinha usamos para fazer receitas, como a granola, frituras, etc. Mas ele também pode ser usado como cosmético de Beleza Natural. Aqui ele é hidratante para o corpo (passamos após o banho, retirando apenas o excesso) e hidratante para as pontas dos cabelos (gosto de aplicar nas pontas e prender antes de dormir, quando sei que lavarei os cabelos na manhã seguinte). Usamos óleo de coco em algumas receitinhas já conhecidas daqui, como manteiga hidratante, hidratante labial e a nossa pasta de dentes!

Além disso, desde o ano passado, após uma consulta Ayurvédica, comecei a fazer bochechos com este queridinho. Conhecido como Oil Pulling, ao acordar, em jejum uso uma colher de óleo de coco e tento fazer o bochecho de 10 a 20 minutos. Esse antigo ritual ajuda a atravessar placas, eliminar bactérias e toxinas armazenadas na boca. Há quem diga que pode até clarear os dentes! A sensação de limpeza é realmente incrível.

ONDE? Banheiro + Cozinha

4. POTES DE VIDRO

Sou a “Rainha dos Potinhos” uso para fazer compras à granel, para armazenar alimentos na geladeira e no freezer (importante não enchê-lo até a boca), para colocar cremes, pasta de dentes e até para levar lanchinhos na bolsa.

Ele está presente em quase todos os cômodos da casa. Na área de serviço com bicarbonato de sódio para limpeza da casa (comprado à granel), na cozinha com dezenas de mantimentos, no banheiro com os produtos de beleza natural, no quarto, com os mesmos produtos (adora ter os creminhos à mão antes de dormir)... Ah! E também são usados para dar presentes gostosos e cheirosos.

ONDE? Área de Serviço + Cozinha + Quarto + Bolsa

5. SACOLAS REUTILIZÁVEIS

Mais um item presente na bolsa, em casa, no porta-malas do carro. Temos de todos os tamanhos, leves, mais pesadas e resistentes... A ideia é recusar todo tipo de sacola plástica, sempre!

ONDE? Área de Serviço + Bolsa + Carro

Confira o vídeo com as dicas deste post aqui!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.