Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Como Hidratar Cabelos (ou barba) com Óleos Vegetais?

Fazer meus próprios óleos de hidratação em casa foi um dos presentes da sustentabilidade!

Como Hidratar Cabelos (ou barba) com Óleos Vegetais?

Minha busca por uma vida mais natural e saudável está intimamente ligada ao momento que iniciamos nossa jornada Lixo Zero. Não que não tenha buscado isso antes, na verdade, sou filha de uma “natureba” então buscar coisas “alternativas” não é coisa nova pra mim.

Mas o que aconteceu foi que após o nascimento da Nina, nossa segunda filha, passei a ter mais alergias que se manifestavam especialmente na pele e no couro cabeludo, me causando muitos “problemas”.

Durante as intensas tentativas de resolvê-los conheci o Movimento Lixo Zero, que chegou até mim cheio de receitas especiais! Já em 2017 participei do ”Workshop Beleza Natural e Sem Lixo” de uma das musas Lixo Zero do Brasil, Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo, que abriu ainda mais minha cabeça com “N” possibilidades interessantíssimas.

Uma delas foi fazer meus próprios óleos de hidratação em casa. Basicamente, o que precisei foi pesquisar sobre os óleos vegetais que tem melhor absorção nos fios dos cabelos e encontrar os fornecedores. Feito isso, “me joguei” nesta viagem cheirosa.

Sugiro que você faça sua pesquisa também, mas deixo aqui algumas dicas já pesquisadas, sobre a função dos meus óleos vegetais preferidos.

ÓLEO DE ABACATE: Ajuda a dar brilho, maciez e a controlar o frizz! Auxilia no fortalecimento e estimula o crescimento.

ÓLEO DE AMÊNDOAS:  É um excelente hidratante, perfeito para combater os danos causados pelo excesso de sol ou as baixas temperaturas. Recupera os fios ressecados, tira o volume e frizz, doma os cachos, dá brilho e suavidade aos fios.

ÓLEO DE COCO: Hidrata, previne danos, tonifica, é um bom finalizador, além de proteger dos raios solares.

A RECEITA

Você vai precisar:

- Vidro pequeno (por aqui gostamos dos “conta-gotas” ou com válvula específica para óleos).

- Óleos vegetais da sua preferência (gosto de misturar pelo menos 2, mas use o que for mais fácil para você).

- Óleo essencial (porque amo cheirinhos!)

Faça assim:

  1. Preencha metade do vidro com 1 dos óleos vegetais e, em seguida, complete a outra metade com outro óleo (nossos favoritos: Óleo de Semente de Uva + Óleo de Abacate).
  2. Acrescente 3-5 gotas de óleo essencial da sua preferência (gostamos muito de Hortelã Pimenta e Litsea Cubeba).
  3. Mexa bem e, tá pronto!

COMO USAMOS POR AQUI?

FINALIZADOR: Na barba ou nas pontas dos cabelos, para não os deixar pesados, usamos de 3-5 gotas e massageamos.

HIDRATAÇÃO: Passo, mais ou menos, uma colher de sopa no comprimento, prendo em um ou dois coques antes de dormir. Pela manhã, lavo bem! (Gosto muito do óleo de coco para fazer a hidratação)

FORNECEDORES

Usamos e aprovamos as seguintes marcas: Flora Fiora, Harmonie Aromaterapia e Laszlo.

É isso! Espero que você consiga fazer seu próprio óleo também. Até o próximo post.

Confira AQUI o vídeo desta receita!

 

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.