Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

5 Coisas que Usamos até Terminar - Use o que você tem!

Simplesmente comprar um monte de coisas "sustentáveis" não é a solução!

5 Coisas que Usamos até Terminar - Use o que você tem!

É bem comum recebermos perguntas do tipo: “Agora o que eu faço com os meus potes plásticos?”, “E o estoque de sabonetes e pasta de dentes?”

Ao iniciar a jornada “Sem Lixo” muita gente se empolga e, como ainda não houve tempo suficiente para compreender e assimilar os princípios Lixo Zero, sai comprando um monte coisas “sustentáveis”.

Eu compreendo muito bem esse comportamento, porque sempre fui bastante consumista! De forma que comprar, além de me dar muito prazer, parece muito prático, certo?!

Não... Até 2016 sim, mas desde então NÃO! Quando compreendi o poder que tenho em minhas mãos como consumidora, passei a tomar decisões mais responsáveis. Toda a vez que compro alguma coisa, qualquer coisa, estou enviando uma mensagem: de que aquele produto é muito útil, muito bom, portanto, continuem fabricando pra mim!

Bom, como a ideia aqui é refletir e, refletindo sobre a atual situação do planeta chegamos à conclusão de que o cenário não é nada favorável. Então posso resumir de forma simplista que, em geral, o melhor produto, a melhor roupa, o melhor objeto é aquele que já existe. De forma que usar o que você tem é a maneira mais sustentável de se viver. Segue então uma lista de 5 coisas que usamos ou usaremos até o fim:

1. POTES PLÁSTICOS

Sim, eles têm um prazo de validade, mas os nossos tendem a duram por muitos anos. Como? Bom, evitamos colocar coisas quentes (o que ajudar a mantê-los por mais tempo), nunca usamos no micro-ondas (aliás, doamos o nosso!) e, apesar de serem plástico, não são descartáveis, pelo contrário, são leves, práticos e foram feitos para usarmos por bastante tempo.

2. PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

A primeira vez que organizei nosso banheiro depois de conhecer o estilo de vida Lixo Zero, foi aterrorizante... Leia mais AQUI. Meu Deus! Porque uma família usa ao mesmo tempo 5 pastas de dentes diferentes? Porque estocar tanto sabonete? E os xampus? Nós tínhamos um pequeno supermercado dentro do banheiro. O que fizemos? Usamos tudo até acabar e aos poucos fomos substituindo por opções mais sustentáveis.3


3. PRODUTOS DE LIMPEZA

A lógica é a mesma. Um excesso de produtos, mas que já foram produzidos e adquiridos... Não, eles não fazem bem pra quase ninguém (exceto, talvez, seu comerciante), porém, encaremos a realidade: usamos estes produtos “até o presente momento”, então mais alguns meses não vão piorar as coisas. Não faz sentido jogar fora... mesmo porque não tem fora... Use!

4. PRODUTOS DE ESCRITÓRIO/PAPELARIA

Ô meu Deus... que difícil! Quanta tralha! Já fizemos muitas limpas, mas eles permanecem entre nós! Um exemplo são os famosos “post its”... Ou as centenas de canetas que se acumulam pela casa. Usaremos tudo, todas com muita responsabilidade, até o fim!5. ROUPAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Sabe aquela roupa daquela loja que fabrica tudo na Índia, ou em Bangladesh, que você não tem a menor ideia sobre as condições de trabalho dos seus produtores? Então, tem que usar até o fim e fazer valer a pena cada gota de suor ou de sangue colocados nela... e, por favor, pense duas vezes antes de comprar nessa loja de novo (NÃO MAIS!).

E aqui deixo uma super indicação, o Documentário The True Cost, disponível no Netflix, e você pode conferir o trailer AQUI!

Assita o VÍDEO DESTE POST AQUI!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.