Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

5 Formas de uma Mãe Tornar Possível o Melhor Futuro para os seus Filhos

“Vocês dizem que amam seus filhos mais que qualquer coisa, no entanto estão roubando o futuro deles.” Greta Thunberg

5 Formas de uma Mãe Tornar Possível o Melhor Futuro para os seus Filhos

Toda a mãe quer o melhor para os seus filhos. Sim, eu gosto de pensar assim, por que mesmo que este “melhor” (carregado do meu julgamento) não “aconteça”, ainda acredito que a intenção seja sempre essa... Mas, como mãe que sou, identifico claramente as influências da cultura, dos costumes, da mídia, da bagagem que trazemos dos nossos antepassados agindo no nosso dia-a-dia e “poluindo” essa intenção tão pura.

Para ajudar sua jornada materna, de amor verdadeiro, te convido a avaliar 5 pontos importantes que poderão fazer com que os seus filhos (especialmente os pequenos) tenham um futuro saudável, que sem dúvida é um direito deles.

Inicio citando uma “mamãe” que influenciou muito minha jornada, e pode trazer ainda mais sentido para nossa reflexão:

“A casa deveria ser um santuário. Nós – mães, pais, e cidadãos – temos o direito, se não o dever, e certamente o poder, de trazer mudança positiva para o mundo através das nossas decisões e ações diárias.” Bea Johnson, escritora do livro Desperdício Zero (Zero Waste Home)

01. REVISÃO DE VALORES

Quais são os nossos valores? Como eles impactam o futuro dos nossos filhos? Queremos que eles comam bem, se vistam bem, estudem numa boa escola, para terem um bom futuro. Mas não sabemos mais quais as condições do planeta daqui há 20 anos! O que é mais importante: O enxoval dos sonhos, as dezenas de roupinhas e sapatinhos, ou ar puro para respirar? A festa de aniversário cheia de pompa, ou água potável? Eles precisam mais de coisas ou de você mãe?

02. COMPARTILHE COM ELES A REALIDADE

Cresci com um pai viajando a semana inteira... Aguardava ansiosamente seu retorno na sexta-feira à noite com aquele “presentinho” pra mim. Foi assim durante toda a infância! Infelizmente nos último 40 anos extinguimos mais da metade dos recursos naturais do planeta (Relatório Planeta Vivo de 2014 do Fundo Mundial para a Natureza – WWF), com esses “presentinhos”, pequenos luxos, assim como a troca de carro a cada 3 anos. Nossos filhos precisam conhecer a realidade.

Quando dizemos NÃO para aquele brinquedo, NÃO para determinado tipo de comida, NÃO para alguns passeios, etc. Eles merecem toda explicação necessária, até que entendam (talvez os menores não precisam de tantos detalhes), e isso pode demorar... e, se adaptem à nova realidade que construímos como humanidade.

03. ENSINE-OS A VIVER DE ACORDO COM AS LIMITAÇÕES DO PLANETA

Não estamos falando de dinheiro, do tamanho da sua conta bancária. Aqui o tema é a “conta bancária” do planeta e o tanto que ele tem de fato para oferecer para os nossos filhos daqui há 30 anos! É possível que hoje você tenha condições encher o quarto deles de brinquedos, e fazer dezenas de viagens por ano...

Não se trata disso. Estou falando de algo maior, que a maioria das pessoas tem dificuldade de ouvir, mas escrevo agora pra você mãe, pois conheço esse amor, sua missão é a mesma que a minha. A vida que temos hoje não será a mesma daqui há 20 anos, especialmente se as coisas não mudarem significativamente. Temos o hoje em nossas mãos como um presente. Não o desperdice... literalmente! Porque não temos recursos sobrando... Não temos mais muito petróleo para embalar as comidinhas industrializadas que comemos em minutos, as garrafinhas de água, os carrinhos e as bonecas que passam a maior parte do tempo na prateleira.

04. CONSTRUA ESTE FUTURO JUNTO COM ELES

Aproxime-se dos seus filhos com todo o seu amor e juntos comecem a fazer escolhas sustentáveis, ou seja, escolhas que se sustentam... Para que daqui há 15 anos eles não tenham que abrir mão, por exemplo de tomar banho na praia que frequentavam na infância. Promova diálogos nesta direção. Como um que tive com a Nina, nossa filha, na fila do restaurante: Já tínhamos almoçado e estávamos na fila do caixa. Nina pediu água. Naquele local só tinha a opção embalada. Eu não queria ser responsável por enviar mais uma garrafinha de água para a tão comprometida reciclagem. Então disse a ela: “Nina, daqui há 20 minutos estaremos em casa, você consegue suportar sua sede até lá?” Ela respondeu: “Sim mamãe” e foi brincar.

05. SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO

Vivemos uma escassez de “referenciais”. Nossos filhos sofrerão ainda mais com isso. Como diz a música do Planeta Oca, “... o mundo ficou louco e bagunçado, parece que virou pro lado errado.” Seus filhos precisam de você e, eles estão aprendendo através de TUDO o que você faz! Precisamos ser a mudança, nossa autoridade vem do exemplo que damos. Pode parecer bobo, mas eu amava pintar minhas unhas de vermelho, de verdade. Mas deixou de fazer sentido, falei sobre isso AQUI. Parei de fazer. Meus filhos estão vendo isso e aprendendo... Assim como me veem fazendo coisas das quais não me orgulho e pretendo não repetir mais! Como disse Mahatma Gandhi, precisamos SER.

Concluo esta reflexão desejando a todas as mamães um dia incrível bem pertinho dos seus queridos filhos, e com mais uma frase, agora de uma menina que chora por não ver um futuro possível para ela e seus amigos:

“Vocês dizem que amam seus filhos mais que qualquer coisa, no entanto estão roubando o futuro deles.” Greta Thunberg

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.