Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Consumo Consciente

...ritmo tão intenso, tantos papéis para desempenhar = várias decisões sem muita consciência dos seus desdobramentos...

Consumo Consciente

Vivemos num ritmo tão intenso, tentando lidar com tantos papéis, que acabamos tomando várias decisões sem muita consciência dos seus desdobramentos.

Consumimos muito! Porque é tão fácil comprar, não é mesmo? Compramos pela internet, pelas redes sociais, whatsapp. E assim, parece que refletimos cada vez menos sobre a decisão de compra.

Hoje estou aqui para te convidar a parar para pensar nisso e mostrar que é possível sim repensar essa loucura toda e reduzir nosso ritmo de consumo.

Para começar, precisamos entender em que se baseiam nossas decisões, e para isso sugerimos algumas perguntas a serem feitas antes de comprar qualquer coisa:

Por que comprar: qual a minha motivação ao adquirir algo? De onde vem este impulso? Quais os sentimentos e expectativas atrelados a ele?

O que comprar: qual o material usado neste produto? De onde vem esta matéria prima?

Qual o impacto desta produção para o meio ambiente?

Como comprar: Será que a melhor forma é mesmo comprar online ou perto de você tem alguém que faça este produto? Como este tipo de compra virá embalada? Que tal incentivar a produção local?

De quem comprar:  qual indústria estou fomentando? Eu conheço quem vende, conheço sua história?

Como usar: Por quanto tempo este produto será utilizado? Tem algum outro material que possa ser reutilizável, que dure mais?

Como descartar: você conhece como é feito o descarte deste material na sua cidade? Há reciclagem? A embalagem tem logística reversa? Ele vai para o aterro? Qual o impacto?

Dificultou um pouco né? Mas talvez esta seja uma pausa necessária e estratégica para entendermos nossas escolhas, revermos as crenças construídas através dos diversos estímulos que recebemos durante a vida e, a oportunidade de criarmos um relacionamento diferente com as coisas.

Dá trabalho? Talvez, num primeiro momento. Mas você gosta de não saber o que está levando pra casa? De quem é a responsabilidade?

Texto escrito em parceria com Juliana Schulz.

Equipe Casa Sem Lixo.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.