Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Desintoxique sua Casa

A combinação de produtos químicos prejudiciais à saúde é liberada no ar por meio de purificadores de ambiente, produtos de limpeza e velas perfumadas...

Desintoxique sua Casa

Seguimos trocando idéias de como podemos repensar nossos hábitos de 'limpeza' e de 'beleza'. Chegou a vez de falarmos mais um pouco sobre a limpeza da casa. No caso, uma limpeza consciente, que limpa de verdade, ou seja, sem 'sujar', ou fazer mal pra ninguém.

Quem escreve desta vez é mais uma marca parceira da Casa Sem Lixo: POSITIV.A. Uma empresa super bacana, que existe desde 2016, com objetivo de restaurar o equilíbrio entre humanidade e natureza através de produtos e serviços, baseados nos princípios da economia circular, bem como no apoio à agricultura familiar.

DESINTOXIQUE SUA CASA

Em nossa cultura, fragrâncias são sinônimo de limpeza e frescor. O que não nos contam as embalagens dos produtos com essas substâncias são os riscos à saúde que elas podem causar. Queremos te dar algumas dicas para que você desintoxique sua casa!

A combinação de produtos químicos prejudiciais à saúde é liberada no ar por meio de purificadores de ambiente, produtos de limpeza e velas perfumadas, por exemplo, além de todos os produtos de uso comum e rotineiro, como desodorante spray, shampoo, roupas, perfumes etc.

A atmosfera está contaminada por essas substâncias e todos nós estamos respirando involuntariamente esses químicos, mesmo aqueles que optam por não usarem esses produtos. Por isso, fala-se que a fragrância é o novo fumo passivo. É preciso repensar nossos hábitos de consumo, para que possamos limpar o ar e melhorar nossa qualidade de vida.

Qual é o primeiro passo?

Comece pelos espaços em que passamos maior tempo, como nossa casa e nosso local de trabalho.

EM CASA

Bicarbonato de Sódio

A lavagem de roupas e louças com detergentes e amaciantes contendo aromas e corantes libera substâncias químicas tóxicas no ar e na nossa pele, que está em contato direto com os tecidos. O quê estamos levando para dentro de casa, com o intuito de “limpá-la”? Quais os impactos que eles podem gerar em nós e no planeta?

As fragrâncias e corantes, constantes nos produtos de limpeza convencionais, são compostos por centenas de produtos químicos sintéticos e, desse grande número de substâncias, nenhum deles é fiscalizado ou testada sua segurança.

E ainda mais! Poucas pessoas têm o hábito de ler os rótulos dos produtos que consome. Hoje em dia, as embalagens de alimento são um pouco mais lidas, mas as de produtos de limpeza, no geral, passam longe dos olhos dos consumidores.

NO TRABALHO

A maioria dos escritórios mantem janelas fechas e ar condicionado ligado o dia todo, o que faz com que o ar não circule. Ou seja, todo produto químico artificial usado dentro deste ambiente será inalado pelas pessoas que estão ali diariamente. Para as salas, mesas e computadores sugira que o ambiente seja limpo com multiuso de 100% base vegetal. Nos banheiros onde são usadas substancias ainda mais fortes, existem opções ainda ecológicas à base de terpenos que naturalmente eliminam as bactérias e o cheiro desagradável deixando o ambiente limpo e com cheiro cítrico natural.

O PROBLEMA É SÉRIO!

De acordo com um estudo do Environmental Working Group (EWG), 72% dos produtos com o ingrediente “fragrância” contém disruptores endócrinos que são associados à:

– diabetes

– obesidade

– câncer de fígado

– câncer de mama

– desequilíbrios hormonais que afetam a fertilidade

– desenvolvimento do corpo.

Infelizmente, por causa da falta de preocupação dos fabricantes e marcas com a saúde das produtos, não há como o consumidor tomar decisões com base nessas substâncias. Em até 95% desses produtos sintéticos usados ​​para produzir fragrâncias são derivados de produtos petroquímicos, que estão diretamente ligados à outras muitas doenças contemporâneas.

Para tornar as coisas ainda piores para a população, muitos produtos rotulados como “sem cheiro” são, na verdade, o produto perfumado com a adição de outra fragrância de mascaramento.

Produtos perfumados artificialmente são prejudiciais à nossa saúde. Bebês, crianças, idosos e pessoas com câncer ou doenças crônicas estão particularmente em risco. A demanda atual por produtos “cheirosos” reflete a desinformação e o interesse de grandes indústrias.

MAS EXISTE SOLUÇÃO! DESINTOXIQUE SUA CASA COM A POSITIV.A!

Para manter sua casa livre de substâncias químicas nocivas e desintoxicada de cores e aromas artificiais, criamos nossos produtos de limpeza consciente POSITIV.A, que não possuem em sua composição nenhum tipo de corante e seus cheirinhos são naturais do óleo da laranja e do coco.

A remoção de todos os produtos que possuem fragrância como ingrediente melhorará imediatamente a qualidade do ar em sua casa e/ou escritório.

O ato de limpar a casa merece toda atenção quando o assunto é nosso bem-estar e o cuidado com o meio ambiente. Apropriar-se dessa tarefa que, muitas vezes, acaba sendo terceirizada também é uma ação positiva! Cuidar dos seus próprios espaços, zelando pela qualidade, economia e pelo melhor futuro possível do nosso planeta.

Fazer escolhas certas hoje, em nosso dia a dia, pode mudar o futuro das próximas gerações.

Ao manter os espaços que frequenta limpos de forma ecológica e saudável, tornará esses ambientes mais leves e isso trará consequências também para sua vida e seu desenvolvimento.

Assuma a responsabilidade pela saúde e pelo bem-estar de sua família – busque alternativas não prejudiciais a nós, humanos, e ao meio ambiente!

Uma dica extra: Assista!

Para acompanhar ainda mais o tema, recomendamos o documentário STINK!, em português, Cheirando Mal. O filme, ganhador de prêmios, explora porquê existem toxinas e substâncias cancerígenas legalmente escondidas nos produtos de consumo. “O filme que a indústria química não quer que você veja”, mas nós recomendamos!?

Texto postado originalmente em 24/07/2018 no blog da POSITIV.A. Acreditamos que podemos agir de forma mais positiva, que somos construtores do futuro e amigo de todas as espécies. Somos conscientes do mundo que estamos deixando como legado para nossos filhos e filhas, e temos orgulho disso.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.