Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Dia das Crianças Sem Lixo

...a data só foi ganhar o apelo comercial que vemos nos dias de hoje a partir de 1960, com uma campanha realizada por uma fábrica de brinquedos...

Dia das Crianças Sem Lixo

Para quem tem filhos, principalmente que já frequentam escolas, essa é uma data difícil de deixar passar em branco. 

As escolas realizam atividades durante a semana toda, e as crianças ficam numa euforia enorme e geralmente enfrentamos aquela conversa sobre presentes, o que quer, o que o amigo vai ganhar...

Mas você sabe como surgiu a comemoração do dia das crianças no dia 12 de outubro?

HISTÓRIA

No dia 12 de outubro de 1923, foi realizado no Rio de Janeiro o Congresso Sul-Americano da criança, que reuniu estudiosos da infância e políticos de vários países para discutir questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Considerando a comoção que o tema gerou na época, em 1924, foi sancionado o decreto 4867, onde ficou instituído  o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança.

Entretanto, a data só foi ganhar o apelo comercial que vemos nos dias de hoje a partir de 1960, com uma campanha realizada por uma fábrica de brinquedos. 

A data surgiu com base nas preocupações da época, e com o passar do tempo outras questões foram surgindo em algumas sociedades de acordo com seu desenvolvimento.

E HOJE?

Hoje, grande parte das famílias vivencia dificuldades com relação ao ritmo de vida que fomos assumindo, às cobranças que são impostas (pelos outros e por nós mesmos) para equilibrar tantas funções.

Infelizmente, em muitos casos, o ato de dar presente, acabou virando uma forma de compensar uma ausência, ou de tornar mais prática a homenagem neste dia.  Mas será que é isso que as crianças realmente precisam e esperam de nós?

Se pararmos um pouco, podemos chegar à conclusão que o que elas precisam é ser crianças, ter tempo para brincadeiras e para ficarem ociosos, de exemplo, paciência, amor e cuidados, que estejamos presentes!

UM DIA DIFERENTE

Pensando assim, fica muito mais simples de fazer um dia das crianças sem lixo!

Tome o café da manhã com seu filho no jardim, na praça, no parque, fiquem de preguiça, brinquem da atividade preferida dele, ou ensine pra ele a sua brincadeira favorita na infância, permita que a sua criança interna brinque com a sua criança. 

Relembre a felicidade que está na simplicidade de um pega-pega, de um bolinho de areia, de uma cabana com lençóis na sala... e aproveite o Dia das Crianças!

CURIOSIDADE: Você sabia que de acordo com a ONU, o Dia Universal da Criança é celebrado no dia 20 de novembro, em referência a data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, em 1959.

Juliana Schulz é parceira da Casa Sem Lixo. Esposa do Jean, mãe do Henrique e do Felipe é também criadora/proprietária da empresa Festa Sem Lixo.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.