Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

7 Dicas para Quarentena com Crianças

Vivemos esperando o dia em que seremos melhores. Melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo... Jota Quest

7 Dicas para Quarentena com Crianças

Vivemos esperando o dia em que seremos melhores. Melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo... Jota Quest

Os tempos são desafiadores. Não nos preparamos para viver dias como estes. De repente tudo o que planejamos, a forma como nos organizamos como sociedade e família foi interrompida do dia pra noite. Puxamos o freio de mão na marra e, a sensação, muitas vezes, é que o carro está deslizando na pista, desgovernado, sem direção certa...

Quanta insegurança! Ainda colheremos os frutos emocionais destes dias. Que Deus tenha misericórdia de nós e, dos nossos filhos: os filhos da quarentena. Por aqui um rapazinho de 9 anos, Theo e, nossa meNina de 4. Há 12 dias eles não saem de casa e para nos ajudar nesta nova jornada, compartilho aqui 7 dicas de como estes dias tem sido possíveis.

Diariamente recebemos perguntas e desabafos de outras famílias que compartilham dos mesmos desafios. Espero então que estas dicas ajudem a todos.

1. TEMPO DE SILÊNCIO

CALMA / RESPIRA / MEDITE / ORE

Acorde mais cedo que as crianças para ter um tempo só seu. Você define quanto tempo é necessário para respirar e fazer as suas coisas, como ler um livro, meditar...

O mesmo funciona para o turno da noite. Coloque-os na cama um tempo antes da sua hora de dormir. Ao final do dia estamos cansados, muitas vezes esgotados, crie este momento para si, ou para estar com outros adultos da casa, tomar um vinho, conversar e, claro, pra “namorar”!

2. ROTINA GENTIL

Crie uma rotina semanal que inclua todos os moradores da casa a fim dar ritmo para o dia, tornando-o mais dinâmico.

Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito, ou que vocês desejam fazer, juntos e separados. Sugestões do que pode ser incluso da rotina: Exercício físico, um pouco de sol (nem que seja da janela), limpeza da casa com ajuda dos pequenos, brincadeiras em família, brincadeiras a sós (cada criança faz o que prefere), um tempo limitado de eletrônicos (por aqui no máximo 2 horas) e, boas horas de sono (tão importante para a imunidade).

3. SAÍDAS ESTRATÉGICAS

Compre mantimentos suficientes para que você não precise sair muitas vezes, uma boa medida pra nós é duas semanas. Faça uma rota para resolver o máximo de coisas numa mesma saída.

Uma ideia legal, para aqueles que tem carro é dar uma volta com os pequenos (uma vez por semana, ou cada duas semanas), para que eles vejam “o mundo” do qual foram separados tão abruptamente. Juntos será possível apreciar a natureza, passar em frente à escola, à casa dos avós, ou de outros familiares e amigos, onde podem abanar e mandar beijinhos de uma distância segura e, quem sabe até conversar por um tempo. Vamos?

4. CARDÁPIO SEMANAL

Com base no que você tem em casa, faça um cardápio semanal para facilitar o dia-a-dia e diminuir a pressão de ter que criar algo do zero. Para muitas pessoas pode ajudar. Use o que você tem!

Por aqui planejamos almoço e janta, sempre reaproveitando tudo, evitando desperdícios.

5. ROTINA DE LIMPEZA

Mais uma tabela, seu sei... Para alguns pode ser cansativo, mas por aqui elas têm sido uma benção. Vale a pena, sentar por 10 ou 15 minutos e fazer uma lista de tudo o que precisa ser limpo na casa e dividir pelos dias da semana. Um pouco por dia torna tudo mais leve e, por favor, não esqueça de incluir as crianças nestas atividades! Elas se sentirão uteis e terão oportunidade de aprender tarefas tão importantes que fazem parte da vida!

6. RESÍDUOS RECICLÁVEIS

Por motivos de segurança a coleta seletiva foi interrompida nesses dias de quarentena. Precisamos cuidar da saúde dos catadores e cooperativas afinal o covid-19 parece resistir por alguns dias nos resíduos. Sendo assim, temos mais um desafio: não sobrecarregar os aterros sanitários, ou lixões (que infelizmente ainda são realidade no Brasil).

A dica é, higienize bem os resíduos que são reciclados na sua cidade, dobre-os afim de diminuir o volume e armazene-os em casa até que a quarentena termine. Este também é um ato de amor para com tantas famílias que dependem deles para o seu sustento. Na hora certa eles chegarão até elas, sem vírus!

7. ATENÇÃO COM ÀS NOTÍCIAS

Por aqui não assistíamos jornal há muito tempo, pois sempre tem uma notícia ou outra imprópria para as crianças e a gente tinha que correr e desligar ou diminuir o som... horrível! Por conta dos acontecimentos voltamos a assistir jornal em busca de mais informação e percebemos que as crianças passaram a ficar mais ansiosas e assustadas. Sim, elas não têm condições de assimilar notícias que nem nós adultos temos! Então, por respeito a elas, não assista jornais, programas ou entrevistas com temas impróprios em sua presença. Essa é uma boa atividade para o seu tempo a sós, ou para o tempo dos adultos.

Termino com a palavra GENTILEZA. Seja gentil com você, com elas... Com certeza alguns dias serão mais difíceis que outros onde a rotina será comprometida... Tudo bem. Respeite-se, chore sozinho, chore junto, tome um bom banho... Mas fique em casa, para que aqueles que precisam possam sair e trabalhar com maior segurança. Se Deus quiser isso tudo logo passará! Com

Vivemos esperando o dia em que seremos para sempre. Vivemos esperando... Jota Quest

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.