Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Dúvida Sem Lixo: Água sanitária pode?

A principal recomendação da Organização Mundial da Saúde no combate ao coronavírus é água e sabão.

Dúvida Sem Lixo: Água sanitária pode?

Em tempo de pandemia esta é uma das perguntas mais enviadas pra gente: Como desinfetar a casa, ou como fazer uma limpeza eficiente SEM água sanitária?

Enquanto algumas pessoas não abrem mão dela, acreditando ser a melhor forma de higienizar um ambiente, outras não chegam nem perto, especialmente por causa do seu cheiro fortíssimo e característico.

Por aqui não usamos há mais de 3 anos. Mas, confesso que diante de tantas informações acabamos trazendo uma pra casa. Sim, já me arrependi – agora ela está lá na área de serviço, abandonada, aguardando pra ser usada. Bom, depois de uma pesquisa mais profunda (o que eu deveria ter feito antes de comprar!) e, de uma LIVE incrível com o Henrique Santana, Engenheiro Ambiental e Sanitarista, fundador da Garoa Eco, uma empresa de produtos de limpeza amigos do planeta, definitivamente, trazer água sanitária para a casa NÃO foi uma boa escolha!

A composição da Água Sanitária é basicamente hipoclorito de sódio em solução com uma proporção de “cloro ativo” de cerca de 2,5%. O que a maioria das pessoas não sabe, como o Henrique nos explicou, é que este composto químico está relacionado com a maioria das causas trabalhistas do Brasil! Uau!

Conhecida também como Cândida é extremamente intoxicante, provocando danos celulares, associada a doenças como câncer, a perda de vitamina E do organismo, além das conhecidas queimaduras da pele e das vias aéreas! Quem nunca fez uma faxina com ela e terminou sentindo-se mal?

Como se isso não bastasse, ela é um veneno que muitas vezes está ao alcance das nossas crianças. Um perigo concreto dentro de casa. Um estudo realizado na Europa com mais de 9000 crianças mostrou que a utilização frequente da água sanitária – pelo menos, uma vez por semana para higienização, provoca mais doenças respiratórias como gripe (20% à mais), amigdalite (35% à mais), sinusite, bronquite e pneumonia.

Creio que os motivos para não usar estejam bem claros. A pergunta seguinte é: Como substituí-la? Especialmente em tempos de coronavírus!

ÁGUA E SABÃO

A principal recomendação da Organização Mundial da Saúde no combate ao coronavírus é água e sabão. Tanto para ser usado nas mãos, na louça, nas coisas que vem da rua, na roupa e em todas as superfícies.

A Positiv.a outra marca bacana de produtos de limpeza do bem escreveu um post incrível sobre este assunto. LEIA AQUI!

PANO NA CASA

Para passar o pano na casa você pode usar água com o SABÃO LÍQUIDO caseiro que já falamos por aqui.

Outras opções, para quem prefere não fazer seus próprios produtos e, que a gente já testou aqui em casa são os MULTIUSOS na versão forte da Positiv.a e da Garoa.Eco.

Lembrando que:

- É possível uma limpeza natural e eficiente;

- Em tempos de pandemia, foque em limpezas de ação desengordurante.

Espero que este post tenha te ajudado!

Até a próxima :-)

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.