Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Julho Sem Plástico

A primeira campanha Julho Sem Plástico aconteceu em 2011, lá na Austrália. Através da hashtag #plasticfreejuly acabou se espalhando pelo mundo...

Julho Sem Plástico

0 PLÁSTICOS PARA DAR ADEUS HOJE!

A primeira campanha Julho Sem Plástico aconteceu em 2011, lá na Austrália. Através da hashtag #plasticfreejuly acabou se espalhando pelo mundo e conscientizando muita gente sobre os problemas criados por esse polímero. Ele veio para facilitar, mas acabou virando um vilão do meio ambiente.

Na conta ilusória de que o plástico é “barato” não entra seu pós-consumo. Como o fato de que ele demora para se decompor, nem as ameaças concretas que gera na vida marinha, e em nossa vida também!

Este ano, por exemplo, um estudo brasileiro encontrou plástico em pulmão humano. A conclusão sobre a contaminação pulmonar mostrou a ocorrência da inalação em ambiente caseiro, leia mais AQUI.

Mas o foco deste post serão as ações práticas diante das tantas constatações da ciência. Vamos?

1. Adeus ao chiclete / bala embalada

Chiclete é plástico e não é reciclado aqui no Brasil. Logo, porque mascar, não é? Na mesma lógica estão as embalagenzinhas de balas e guloseimas que muito dificilmente serão recicladas, uma vez que reciclamos nem 3% de tudo que poderia ser reciclado no país. Adeus!Adeus para água embalada

2. Adeus água embalada

O que era para ser a exceção virou a regra. Na minha opinião, água embalada foi criada para chegar até pessoas que por algum motivo maior não tem acesso a este bem essencial a vida. Certo? Guerras, catástrofes... Mas agora elas estão em qualquer supermercado, aos milhares, e dentro das nossas geladeiras. Só porque é mais prático... Nessa brincadeira, ingerimos muito plástico além de não garantirmos a reciclagem das infinitas garrafinhas usadas diariamente no planeta, então CHEGA!

Leve sua garrafinha. Passe um pouquinho de sede... Vai ficar tudo bem. Eu não tiro a minha garrafinha da bolsa.

3. Adeus aos sachês de molho na lanchonete

Não vou falar sobre o conteúdo... basta ler a composição. Foco no plástico: continuamos no mesmo raciocínio. Não serão reciclados. Logo... adeus!

4. Adeus aos saquinhos plásticos na compra de frutas e verduras

Por aqui compramos frutas e verduras sem nada de embalagem. Quando a compra é maior, tipo batatas, laranjas, aí uso sim os saquinhos reutilizáveis. Tem vídeo onde mostro como a compra acontece, AQUI.

Você mesma pode fazer os seus, com um lençol velho, por exemplo. Caso não tenha essas habilidades, tudo bem. Sugiro 3 opções:

a) Algodão, tem de vários tamanhos, como os da nossa Coleção Gentileza. Saiba mais AQUI.

b) Os de Rede de Pesca, que passam por um processo de upcycling, desviando muito plástico dos oceanos. Amo esses AQUI.

c) Os feitos com material de vela de barco. Super resistentes, também passam por um processo de upcyclyng, o que é muito legal. Conheça AQUI.

5. Adeus para sacolas plásticas em geral!

Em 2021 não faz o menor sentido aceitar sacos plásticos. As ecobags, ou bolsas reutilizáveis estão aí. Quase todo mundo tem uma.

Quando recusamos as sacolas de plástico enviamos uma mensagem importante tanto para os estabelecimentos como para a própria indústria. Temos este poder em nossas mãos. Então tira a ecobag de casa, do carro. Tenha uma pequeninha na bolsa... Caso esqueça peça uma caixa de papelão ou leve mesmo na mão. Se quiser se inspirar, caso não tenha uma Ecobag para chamar de sua, adoro ESSAS!

6. Adeus para o pão embalado no plástico 

Olha, se tem uma coisa que não é nada saudável são esses pães que tem uma validade de 30 dias... Não pode ser coisa boa, certo? A não ser que você não esteja numa urgência, vale a pena comprar um pão fresquinho na padaria, ou quem sabe fazer o seu. Tem até receita de um sem glúten AQUI.

7. Adeus para absorventes descartáveis

Ah existem muitas opções... Desde os absorventes de pano, com tecnologia incrível para vários fluxos, calcinhas absorventes e até os coletores menstruais. Adoro estes AQUI.

8. Adeus esponja de plástico

Para alguns esta pode ser uma questão resolvida, mas não é para outras milhares de pessoas. Aquela esponjinha tradicional, verde e amarela, é feita de plástico e elimina microplástico durante todo o seu ciclo de vida. Reciclagem? Muito complicada... não vale a pena. Desapega! Bora testar outras opções. Tem a Bucha Vegetal, conhecida do nosso Canal do Youtube (temos vários vídeos sobre ela, como este AQUI). Mas também existem os esfregões de Rede de pesca, meus favoritos para lavar a louça. Não conhece? Então vem AQUI.

9. Adeus para shampoo embalado no plástico

Porque usar um shampoo embalado no plástico se você pode usar um de em barra, natural e que deixa o seu cabelo lindo? Já falamos bastante sobre eles no canal, olha esse vídeo AQUI.

Mas se quiser conhecer opções que usamos, vem AQUI.

10. Adeus plástico filme

Bom, este é outro inimigo do planeta. Está na feira, no supermercado, no estúdio de tatuagem... E depois? Fazemos o que com ele?

Que tal substituir por touquinhas de algodão ou por panos encerados? Eles super funcionam e são naturais, compostáveis.

Todo este conteúdo está também num vídeo do nosso canal que você pode assistir AQUI.

Espero ter ajudado de alguma forma. Até o próximo post.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.