Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Tem Lixo no Banheiro!

Encarar as portas e gavetas do banheiro foi mais desafiador do que podia imaginar.

Tem Lixo no Banheiro!

O que é que tem no seu banheiro?

O nosso tem tanto “lixo” que este será apenas o primeiro post de uma série, ou não seria saga: “A Limpeza do Banheiro”.

Acredito que o tamanho interfere no tanto de coisas que colocamos nele. Quanto maior, pior. Moramos num apartamento antigo, construído numa época onde a família compartilhava deste aposento – diferente de hoje, onde cada quarto é praticamente uma suíte. Portanto, temos apenas um banheiro.

Em compensação, nosso banheiro é enorme! Consequentemente, nesta fase de remoção e redução de lixo, eis um grande desafio.

Dentro do banheiro guardamos as toalhas, estoques de papel higiênico, produtos de higiene, remédios, maleta de maquiagem... E por aí vai. Na bancada temos três bandejas para facilitar o dia-a-dia: a minha, a do Paulo e uma para as crianças.

É coisa! É tanta tralha que te convido a repensar comigo suas verdadeiras necessidades.

Para ter um banheiro “sem lixo” comece a avaliar as mil e uma ofertas que chegam até você diariamente. Somos literalmente bombardeados pela indústria que trabalha 24/7 para nos vender o melhor shampoo, o condicionador mais eficiente, sabonetes antibacterianos, antiacne; creme para os olhos, hidratante para o rosto, outro para o corpo, creme auto-bronzeador, pomada para espinhas, pomada anti-envelhecimento.

Tônico adstringente. Lencinhos demaquilantes. Protetor solar (para o corpo e para o rosto – são diferentes!), desodorantes. Creme para pentear o cabelo, spray fixador, gel modelador... Escovas (vários modelos), pentes (também), Secador de cabelo, chapinha... Gilete, espuma para barbear, Barbeador. Ah! Tem a saúde bucal... Escovas de dentes, fio-dental, fita dental (prefiro!), flúor, creme dental (anti-açúcar, para dentes sensíveis, branqueador, hálito fresco... Acredite, nós já chegamos a ter mais de quatro, em uso... Um para cada coisa).

Meu... Se você for parecido comigo, seu banheiro deve ter isso tudo e mais um pouco, porque eu ainda não falei da caixa de remédios, a caixinha de esmaltes, nem da maleta de maquiagem (aff!).

Será mesmo que precisamos disso tudo?

Vale a pena repensar e começar a recusar. Já estamos no processo aqui em casa. Neste momento decidimos usar tudo o que temos, não vamos comprar nada novo até terminar!

Ah! Detalhe: as próximas compras envolverão menos plástico, evitarão produtos que não respeitam a natureza e são de difícil descarte. Aguarde... Mudanças estão acontecendo.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.