Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Sabão Líquido

Lave as roupas e limpe a casa inteira com apenas um produto!

Sabão Líquido

Como comentamos antes, a área de serviço é um dos lugares mais perigosos da casa, uma vez que os produtos de limpeza convencionais são altamente tóxicos.

Sendo assim, uma das áreas que já está quase “sem lixo” por aqui em casa é esta. Ainda temos alguns produtos que não terminaram, por tanto usaremos até o fim.

Depois do Multiuso, a segunda receita caseira que experimentamos foi o Sabão para roupas. Após pesquisar, encontrei um receita legal no blog Um Ano Sem Lixo, da musa Cristal Muniz, mas ele era em pó.

Apesar de muito eficiente (confira a receita aqui), fiquei sabendo que a nossa máquina de lavar roupas não funciona muito bem com este tipo de produto. Usamos o Sabão em Pó até terminar e continuei pesquisando por uma receita líquida.

Confesso que encontrei algumas, mas pensando na essência da questão – NÃO GERAR LIXO, a maioria delas não se encaixava neste requisito. Todas faziam uso de ingredientes nocivos a nós, e a natureza - pensando que vai tudo pelo ralo (ui!).

Em janeiro a Cristal Muniz publicou uma nova receita, desta vez líquida! Não contei tempo. Desde então estamos usando e super aprovamos. Se preferir, você pode conferir a receita direto no blog dela, é só clicar AQUI.

Apesar de enviar este link muitas vezes para diversas pessoas, diante dos pedidos, resolvi postá-la. Ela é muito simples e econômica.

Mesmo ficando bem líquida, diferente dos produtos que estamos habituados, é eficiente de verdade (!), pode ser usada até mesmo para limpeza geral ou como detergente. Vale a pena fazer.

INGREDIENTES

3 litros de água

1 barra de 200g sabão de coco

50ml de álcool

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

5 a 10ml de óleo essencial da sua preferência

MODO DE FAZER

  1. Coloque a água para ferver numa panela maior que 3 litros para não transbordar (o bicarbonato é “poderoso”!).
  2. Enquanto isso, rale o sabão de coco.
  3. Assim que a água ferver adicione o sabão ralado e mexa até dissolver bem.
  4. Em seguida, desligue o fogo, acrescente o álcool e o bicarbonato de sódio. Misture mais um pouco (5 minutos) e deixe esfriar.
  5. Assim que esfriar acrescente o cheirinho da sua preferência (caso contrário ele evapora). Essa parte é opcional, mas para mim importantíssima, uma vez que AMO cheiros (gosto de misturar de 2 ou 3 óleos essenciais diferentes: melaleuca + hortelã pimenta, por exemplo - uso em média 40 gotas).
  6. Por fim coloque no(s) pote(s) (costumo usar várias garrafas de vidro, porque rende 3 litros!)

MODO DE USAR

Sobre a dosagem para a lavação, costumo usar 80ml para uma máquina cheia ou com roupas muito sujas - nossa máquina é de 8kg

SOBRE O LIXO

Para fazer este sabão líquido caseiro, infelizmente, produzimos o seguinte lixo:

  • embalagem do sabão de coco - plástico que raramente é reciclado :(
  • embalagem do álcool (reciclável)
  • embalagem dos óleos essenciais (recicláveis)

O bicarbonato encontro à granel (ufa!)

Detalhe: Desde o ano passado paramos de usar amaciante. Confesso que este foi um passo significativo para mim, uma vez que amo roupa cheirosa (bem cheirosa!) e além de amaciar o maciante deixava um cheirinho característico nas roupas. Agora, para que fiquem macias usamos vinagre de álcool. Não fica com cheiro de vinagre, pelo contrário, prevalece o cheiro do sabão!

Mais dicas:

  • Confira também o vídeo que gravamos com esta receita (fiz meia receita). Assista AQUI.
  • Marcas de sabão de coco de verdade que eu conheço: UFE, Girando o Sol e Milão. Devem haver muitas outras, que são inclusive mais naturais, mas nunca encontrei por aqui. Mas vale a pena procurar, quem sabe comprar de um produtor local! ;)
  • Este produto é "multiuso", aqui em casa usamos também para a faxina geral, limpar banheiro, bancadas (neste caso, dilua um pouco mais a receita e coloque num borrifador), etc.

Espero que você goste da rerceita.

Depois me conta sua experiência.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.