Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Desafio Ano Novo Sem Lixo

Há sete dias do Ano Novo é sempre bom parar tudo e fazer uma avaliação, ainda que simplória, na esperança de ser e fazer sempre melhor.

Desafio Ano Novo Sem Lixo

O Ano está terminando e eu sou do tipo de pessoa que gosta de novidades e desafios. Foi exatamente isso que 2017 nos trouxe: muitos desafios e experiências novas, responsáveis por ampliar nossa visão em diversos sentidos! Este ano ficará marcado em nossos corações. Quanta gratidão e amor por 2017!

Olhando para o nosso primeiro “ano eco” identifico comportamentos e escolhas que não pretendemos levar para 2018. Há sete dias do Ano Novo é sempre bom parar tudo e fazer uma avaliação, ainda que simplória, na esperança de ser e fazer sempre melhor. Avaliar para estabelecer novos desafios, que certamente nos surpreenderão ao longo da jornada. Porque não ter fé de que o ano novo será melhor do que o que passou?

Sim! Repito meu grande SIM para tudo de bom que 2018 tem para nossa casa e para este lindo planeta (nossa casa maior) que nos acolhe e abriga.

Sendo assim, fechamos 2017 com mais um Desafio da Casa Sem Lixo. 7, apenas sete... temos 12 meses para assimilá-los... 365 dias.

1. Segunda Sem Carne. Ouvi um médico falar que somos uma sociedade viciada! Quantas vezes já ouvimos: “Ah! Mas eu não consigo viver sem...” Isso é vício, certo? Mas minha proposta não é radical, pelo contrário, é bastante simples. Pode ser segunda, ou o dia da semana que você preferir, o importante é que semanalmente separemos um dia para recusar todo tipo de alimento que contenha proteína animal: Carnes, Ovos, Leite e derivados. Pode parecer tão pouco, mas não é. Por exemplo: uma refeição sem carne poupa 9,1kg de CO2 emitidos na atmosfera, o que equivale a 44 Km rodados por um carro comum, 2480 litros de água limpa (ou 2 semanas de banhos de 15 minutos)! Tão simples e tão possível.

2. Recuse Descartáveis. Nada de copo plástico, garrafa plástica, canudinho, pratos, potinhos, talheres ou sacolas plásticas. Certo? Prepare-se para dizer não a todos esses itens andando preparado. Leve seu copo, sua garrafa, talheres... Escolha comer em locais que não façam uso deles. Se preciso for, passe um pouco de sede, mas não ceda! Juntos podemos reduzir este tipo de lixo no planeta.

3. Use Sua Ecobag. Chega de desculpas, sacolinhas plásticas são inaceitáveis (leia mais aqui). Tenha uma sacola reutilizável sempre à mão. Por aqui elas estão na bolsa, no porta-malas do carro, em casa... Caso esqueça a sua, simplesmente leve na mão, ou verifique se não tem uma caixa de papelão usada. As sacolas plásticas são raramente recicladas por aqui, então ponto final nesta história. Ok?

4. Substitua um Produto de Limpeza/Higiene Industrializado por outro Natural. Pode ser o sabonete do supermercado, por um da feirinha vegana, ou quem sabe o detergente, pelo sabão de coco! Também tem a pasta de dentes caseira (veja aqui), o desodorante, o Sabão de lavar roupas, o Multiuso e, se você for mais ousado(a), o shampoo sólido. Não precisa mudar tudo. Escolha um! Agora pensa na economia que você fará no ano! Não apenas da conta bancária, mas da conta do planeta mesmo... dos recursos escassos e do lixo não produzido, ou descartado... Valerá muito a pena!

5. Priorize o comércio local. Antes de pegar a chave do carro, pense nos produtores do seu bairro, ou no agricultor que vem da cidade vizinha. Aliás, frequente menos as grandes redes de supermercado, os shoppings, prefira as feiras, os bazares... Quando fazemos isso o bairro cresce, nossa cidade se desenvolve. Conhecemos os vizinhos, nos conectamos com quem está perto, e enviamos menos poluição para o ar.

6. Repense seus hábitos alimentares. Nossa mudança começou na mesa. Creio plenamente que uma mudança na alimentação pode transformar muita coisa na vida. Desde o humor, até o desmatamento da Amazônia. Leia sobre o assunto. Converse com um bom nutricionista. Pesquise. Assista documentários. Se você olhar para sua lixeira perceberá o poder que os seus hábitos alimentares exercem sobre você e o planeta!

7. Não desperdice água (ou qualquer recurso natural). Tome banhos mais curtos. Feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça. Use mais vezes a mesma roupa. Junte mais roupas antes de ligar a máquina. Pare de jogar tanta comida “fora”, isto é uma forma de desperdiçar água também, assim como outros recursos. Você consegue!

 

Nós conseguimos! Vamos juntos?

Feliz 2018 Sem Lixo!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.