Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Prêmio Lixo Zero

18 concorrentes, três por categoria e, a votação foi aberta ao público, que durante aproximadamente 15 dias pode conhecer e escolher entre iniciativas tão inspiradoras

Prêmio Lixo Zero

Há exatamente uma semana, no sábado dia 20 de Outubro, eu estava no Rio de Janeiro juntamente com um "time de primeira" para comemorarmos um novo tempo, o crescimento do movimento Lixo Zero no Brasil! Prova disso, foi a “reunião” das iniciativas indicadas para o primeiro Prêmio Lixo Zero. Organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil em conjunto com o Menos 1 Lixo.

O local escolhido não poderia ter sido outro, o Museu do Amanhã. Representantes das mais diversas práticas sustentáveis se reuniram para receber o Prêmio que foi dividido em 6 categorias. Éramos 18 concorrentes, três por categoria e, a votação foi aberta ao público, que durante aproximadamente 15 dias pode conhecer e escolher entre iniciativas tão inspiradoras!

As categorias eram:

Conscientização e Educação, cujo prêmio ficou com o movimento Pimp My Carroça. Eles concorreram com o Instituto Ecosurf e a UDESC, Universidade Estadual de Santa Catarina.

Redução e Reuso, cujos “concorrentes” eram Meu Copo Eco, Favela Orgânica e o Banco de Resíduos. O vencedor foi o Meu Copo Eco, representado pela queridíssima Larissa Kroeff.

Reciclagem, que premiou a Proecologic. Ela concorreu com a YouGreen e a Cooperativa Ecco Ponto.

Compostagem. Quem concorreu foi a CEPAGROCiclo Orgânico e a OEKO. O premiado foi o Ciclo Orgânico.

Ações Comunitárias, cujo vencedor foi o maravilhoso Diego Saldanha, idealizador do projeto da Ecobarreira, na região da grande Curitiba. Concorreram com ele o projeto ReciclAção e a Revolução dos Baldinhos.

E teve também a categoria Estilo de Vida, na qual a Casa Sem Lixo estava concorrendo com nada mais, nada menos que a musa Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo (quem nos acompanha sabe da sua importância para o nosso projeto!) e o Tião Santoslíder dos catadores no processo de fechamento do maior aterro sanitário da América Latina, de Jardim Gramacho, em 2012. A Cristal foi quem levou o prêmio!

Além destas categorias foram premiadas outras quatro “iniciativas”: A produtora de eventos R2 Produções que consegue desviar do aterro mais de 95% de resíduos em seus imensos ajuntamentos, pela “Certificação do Ano”. Minha querida cidade de Florianópolis, como Cidade Lixo Zero, através do vice-prefeito Sr. João Batista Nunes. Jean Peliciari, líder do Dia da Limpeza Brasil, Let's Do It Brasil, como Revelação do Ano. E o ambientalista, André Trigueiro foi nomeado como Jornalista do Ano, pelo seu belo trabalho na imprensa brasileira.

Para mim o maior prêmio foi estar perto desse povo lindo que nos faz perseverar e crer de que já está valendo a pena. Há esperança para o nosso planeta! Agradeço a cada um por simplesmente ser e, no seu ser diário, inspirar e alcançar tanta gente!

Minha gratidão também é estendida ao Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini e Mateus Peçanha, à Fê Cortez, Wagner Andrade e a equipe linda da Menos 1 Lixo! Vocês são especiais!

Por fim, meu carinho, meu amor a todos que votaram na Casa Sem Lixo e ao fazerem isso tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o movimento Lixo Zero! Por vocês a Casa Sem Lixo está aqui!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.