Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Natal Sem Lixo - Presentes

Natal tem a ver com DAR... É muito mais sobre dar do que receber...

Natal Sem Lixo - Presentes

Ah os presentes de Natal... quem não lembra da infância?

Antes de continuar, precisamos considerar que este tema não alcança todas as pessoas. Infelizmente nem todo mundo tem acesso às escolhas que serão sugeridas aqui. Vivemos num planeta riquíssimo em recursos, ainda que cada dia mais escassos, porém, a maioria das pessoas não tem acesso a eles... E isso tem tudo a ver com nossa missão como Casa Sem Lixo. Um planeta sem lixo é um lugar onde todos podem desfrutar de uma vida integralmente boa.

Preciso dizer também que, como cristã que sou, já que estamos falando de um festa religiosa, onde comemoramos a vinda do Menino Deus, que abriu mão de toda a sua riqueza e glória para vir revelar o seu amor por nós, sua criação...

Para mim Natal tem a ver com DAR... É muito mais dar do que receber... Como Jesus “se deu”, gosto de pensar que no Natal, mais do que nunca, somos convidados por Ele a dar também... Abrir nossas casas, doar nosso tempo, nossa criatividade e recursos mais variados.

Posto isso, vamos ao tema (que é longo) e foi iniciado no post anterior. Se você não leu ainda, dá uma olhada AQUI.

PRESENTES SUSTENTÁVEIS

A primeira dica neste tópico seria, na minha opinião, a mais sustentável de todas: no lugar de uma coisa, dê a alguém que você quer bem uma experiência. As experiências ficam gravadas na alma: cheiros, sons, sabores, uma vista...

Tudo isso excede o valor monetário! É possível criar momentos incríveis, como um jantar especial, feito ou não por suas mãos; ingressos para uma peça de teatro ou show (sou simplesmente apaixonada por isso) e, até uma viagem, curta ou longa! Porque não?

Segunda opção seriam “ações”, como: organizar o guarda-roupas ou o escritório de alguém; limpar um cômodo da casa; cuidar do jardim; plantar uma horta vertical... São tantas ideias...

Claro que cada uma delas tem que alcançar o coração de quem amamos. A prestação amorosa de serviço pode ser inesquecível!

Uma terceira ideia seria produzir algo com suas mãos. Por exemplo, você pode fazer um Kit de Higiene Pessoal todo natural: creme hidratante, desodorante, pasta de dentes... (temos as receitas de todos eles aqui no blog, basta clicar em cada um). Compre potinhos fofos, de matéria-prima legal, como o vidro (fácil de higienizar e reutilizar). O sucesso é praticamente garantido.

Ou faça uma granola diferente, acrescentando ingredientes especiais, como gotas de chocolate, frutas cristalizadas, etc. (compre tudo à granel!), armazene numa embalagem bonita e: Uau! As ideias aqui são infinitas, use suas habilidades... Para os mais tecnológicos é possível fazer uma arte linda, e imprimi-la para ser colocada num quadro... Seja criativo, use o que você tem!

Caso você não seja essa pessoa cheia de ideias e habilidades manuais, ok... Fica tranquilo! Há esperança para o seu Natal Sem Lixo!

  • Compre presentes sustentáveis, de fornecedores que respeitam o planeta em suas produções. Existem diversas opções: Sabonetes cheirosos; Xampu e Condicionador em barra; monte um Kit Lixo Zero; uma Eco Bag estilosa, Roupas e Acessórios de marcas ecologicamente conscientes... etc.
  • Se puder e quiser dar algo de valor monetário mais alto, tudo bem... Mas não esqueça de escolher peças de excelente qualidade e atemporais, para que sejam usadas por muitos e muitos anos... Lembre-se: preço alto não é garantia de nada disso.
  • Concluo com uma das dicas que eu mais amo: um LIVRO! Você sempre pode dar um bom livro... Ah que delícia é ganhar um livro (sei que isso é bem pessoal!).

EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

Sei que vou ser repetitiva, mas antes de pensar em comprar alguma coisa (resista à tentação – sei que pode ser bem difícil para as pessoas como eu que amam esses detalhes!) use o que você tem! Deve ter alguma coisa guardada, estocada dos natais anteriores.

- Use papéis, jornal, tecidos, fitas, cordões...

Uma vez que a primeira opção se esgotou, minhas sugestões são voltadas para os materiais mais naturais possíveis:

- Papel pardo, saquinhos de papel, sacolinhas de papel

- Fitas, linhas ou cordões de algodão, palha, rafia

- Decore com galhos e folhas secas

IMPORTANTE

Fique atento às embalagens oferecidas para os presentes comprados em loja. Elas amam uma embalagem de plástico... Dessas que não serão recicladas NUNCA!

Acho que é isso... O tema é extenso e sempre pode ser acrescentado algo a mais... Portanto sinta-se à vontade para deixar seus comentários e nos contar suas experiências. Essa rede de trocas é maravilhosa!

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.