Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

5 Razões para ter uma Composteira em Casa

Nossas minhocas chegaram e nem eu acredito no tamanho da minha felicidade!

5 Razões para ter uma Composteira em Casa

Há pouco mais de dois meses chegou por aqui nossa primeira composteira. Eu que nunca tive muito contato com animais, logo de cara dei às boas-vindas às mais de 200 minhocas californianas e, mal podia esperar por isso!

Ainda me lembro da primeira vez que ouvi falar num minhocário e, pensar com meus botões: “Isso é um pouco demais pra mim...”

Pois é, as coisas mudam. Como mudam! Aqui estou eu feliz da vida relatando para você a incrível experiência que é ter uma composteira em casa. Já deixo claro que é apenas um começo de conversa... Um bate-papo que começa pontuando os pontos positivos desta prática. Vamos lá?

PORQUE TER UM MINHOCÁRIO DENTRO DE CASA?

01. PORQUE DIMINUÍMOS EM 50% O ENVIO DE RESÍDIOS PARA O ATERRO

De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos orgânicos correspondem a mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil (leia mais AQUI). Ou seja, em geral, metade dos resíduos gerados numa casa são orgânicos e são enviados – misturado com rejeitos (papel higiênico, etc.) e resíduos recicláveis – para os aterros sanitários.

Uma Casa Sem Lixo precisa desviar 90% dos resíduos gerados desse ambiente que existe literalmente para enterrar o lixo, mas que não resolve o problema do planeta – além de ser caríssimo para os cofres públicos, ou seja, para nós (como um TODO)!

Quando deixamos de enviar resíduos orgânicos para os aterros sanitários, na prática estamos aumentando o seu tempo e diretamente diminuindo o impacto ambiental gerado.

02. PORQUE DIMINUÍMOS A EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA  

O processo de decomposição dos orgânicos que é misturado com os rejeitos é terrível! Ele contamina o solo, o lençol freático, com o chorume (saiba mais AQUI) e emite gases do efeito estufa, como o metano, causando grande desequilíbrio na atmosfera. Isso sem falar na possibilidade de atrair insetos e animais que podem transmitir doenças.

Então, um resíduo que é riquíssimo em nutrientes e vida, se for mal destinado pode causar muitas coisas ruins. Não queremos isso, certo? Ter uma composteira em casa é uma forma muito simples de resolver este problemão.

03. PORQUE DIMINUÍMOS O DESPERDÍCIO DE COMIDA

A composteira tem algumas limitações, um limite para frutas cítricas e alimentos cozidos por exemplo. Isso nos ajuda a sermos mais “assertivos” quando o assunto é alimentação. Antes de preparar algo “novo” sempre damos uma checada para saber se não tem nada pronto, pois não teremos onde descartar depois, evitando assim o desperdício de recursos e nutrientes que a terra já nos deu! Além da chuva, do sol, da força de trabalho das pessoas que plantam e fazem com que os alimentos cheguem até nós.

04. PORQUE PRODUZIMOS ADUBO NATURAL PARA AS PLANTAS

Nosso minhocário nos devolve um adubo riquíssimo que é usado na nosso horta vertical. Alem dele, ao contrário do chorume produzido nos aterros, o trabalho das minhocas na composteira produz o biofertilizante que é o excesso de líquido presente nos alimentos (rico em nutrientes e sais minerais) acrescido dos nutrientes presentes no composto. Esse líquido é um excelente adubo natural, de fácil utilização e fácil absorção pelas plantas (saiba mais AQUI).

Desta forma não precisamos comprar adubos industrializados, químicos... Nossa hortinha vive vitaminada!

05. PORQUE TEMOS UMA INTERAÇÃO MAIS HARMÔNICA COM A NATUREZA

Ter um minhocário em casa, principalmente num apartamento, numa área tão urbana como a que vivemos, nos aproxima da natureza, nos relembra diariamente quem somos de verdade, de onde viemos e como o planeta é tão perfeito e funciona de forma tão harmoniosa... A composteira nos incentiva a estabelecermos um relacionamento ainda mais respeitoso com ele e com todos os seus habitantes!

Este é apenas o primeiro post sobre o tema. Me comprometo a escrever mais tirando dúvidas práticas de como funciona este “relacionamento” com nossa composteira no dia-a-dia. Inclusive se você tem dúvidas, deixe aqui! Até breve.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.