Dia 20/02 - Workshop Minhas Escolhas
Saiba mais aqui!

Relacionamento Sem Lixo na Educação Infantil

Entre os temas estão os resíduos, aquilo que, inevitavelmente, vamos produzir na relação com os outros, sejam eles crianças ou adultos: o "lixo emocional"...

Relacionamento Sem Lixo na Educação Infantil

Nossa relação com o projeto "Casa sem Lixo" passa por diversos lugares, mas hoje, estamos aqui para compartilhar uma reflexão que se iniciou no ano passado em um evento promovido pela Nicole na Semana Lixo Zero, chamado "Criando filhos sem lixo".

Nossa proposta era pensarmos em uma Educação Sustentável, em que olhamos para a relação com as crianças fazendo uma analogia com os temas abordados aqui.

Entre os temas estão os resíduos, aquilo que, inevitavelmente, vamos produzir na relação com os outros, sejam eles crianças ou adultos: o "lixo emocional". Aqueles rejeitos pelos quais, por alguma razão, nos tornamos guardiões ou que depositamos na relação com as nossas crianças.

Podemos ainda pensar nas possibilidades de compostagem, no desenvolvimento da resiliência como este adubo para a vida!

Falar disso tudo é falar de cuidado com o meio ambiente no qual estamos inseridos e na forma como estamos nos posicionando e nos relacionando.

Olhar para o nosso lixo é o primeiro passo nesta transformação, exatamente no mesmo processo que deu origem ao projeto "Casa sem Lixo".

Nossa escolha é abordar os 5 R's do movimento lixo zero olhando para a educação infantil.

Repense: Será que a forma como você tem conduzido a educação das crianças que estão sob a sua responsabilidade está voltada para o desenvolvimento de habilidades de vida? Ou será que você está apenas reproduzindo um movimento punitivo e destrutivo por meio de castigos e recompensas?

RECUSE

Recuse-se fazer o que sempre foi feito. Lembre-se que assim como a decomposição do plástico, alguns traumas podem ser transgeracionais e podem levar anos para deixar de fazer parte do legado desta família se continuarem a ser perpetuados. Você pode ser o primeiro a fazer diferente! Recuse conselhos que lhe roubem a possibilidade de desenvolvimento e de ampliação da sua conexão na relação com os pequenos.

REDUZA

Reduza o ritmo, observe a rotina, recontrate a relação, reduza a quantidade de coisas, de obrigações, de idealizações. Coloque literalmente os pés no chão, inspire-se na natureza e nos seus ciclos.

REUTILIZE

Reutilize tudo que lhe fizer ter orgulho do educador que você é, reutilize o que foi feito com você apenas se for respeitoso com todos envolvidos caso contrário recicle!

RECICLE

Recicle os aprendizados, os vividos, reciclar é resignificar, é dar outra função aquilo que já não serve do modo como é, sempre é tempo de reComeçar! Além de pensar no planeta que desejamos deixar para nossas crianças precisamos pensar nas crianças/adultos que iremos deixar para este planeta!

Assista a SÉRIE DE VÍDEOS sobre Crianção Positiva AQUI!

Greici Will e a Juliana Baron são educadoras parentais. Criaram o projeto Criação Positiva onde unem suas certificações em Disciplina Positiva com suas outras formações, como Psicologia e Coaching, para trabalhar com pais, mães e responsáveis, a partir de uma educação com respeito, sem punições, ameaças ou violência.

Casa sem Lixo usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.